Saturday, 27 de April de 2024
19°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Governo

Chefes de Casas Militares se reúnem para discutir criação do Conselho Nacional

Representantes de mais de 20 estados brasileiros debateram a pauta em Minas Gerais

27/03/2024 às 22h28
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
GMG / Divulgação
GMG / Divulgação

Durante o primeiro dia do Primeiro Seminário Nacional de Segurança e Inteligência Governamental, realizado nos dias 26 e 27/3, os chefes de Gabinete e Casas Militares reuniram-se na Cidade Administrativa para discutir a criação do Conselho Nacional das Casas Militares. 

A iniciativa contou com a presença de líderes de diversos estados, que expressaram apoio à iniciativa e destacaram sua importância para fortalecer as atividades das Casas Militares em todo o país.

O coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia, chefe do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais , iniciou a reunião agradecendo a participação dos presentes e propôs a criação do Conselho Nacional das Casas Militares, visando a aproximação entre as instituições e o fortalecimento de sua representatividade e atuação. 

Ele apresentou proposta inicial de regulamento para o conselho, ressaltando que o documento está aberto a alterações e debates.

Diversos representantes estaduais expressaram apoio à iniciativa, destacando a importância do conselho para certificar e elevar o nível técnico das atividades das Casas Militares em todo o país. 

O major QOPM André dos Santos Evangelista, chefe de Gabinete da Casa Civil do Amazonas, enfatizou a relevância do conselho na padronização e integração das instituições, enquanto o coronel PM Luciano Chaves Boeira, do Rio Grande do Sul, manifestou apoio à criação do conselho e parabenizou a iniciativa.

O evento também contou com a participação de representantes de outros estados, como o coronel PM Elvis Murilo Lau de Azevedo, do Gabinete do Amapá, que ressaltou a importância do conselho para a troca de informações e busca de melhores soluções, e o tenente-coronel PM Cleverson Biagini Moraes, representante do chefe da Casa Militar do Estado do Paraná, que agradeceu e parabenizou a iniciativa. 

Outros temas

Além disso, foram discutidos temas como a importância da criação de uma liderança apartidária para o conselho, a representatividade de todas as regiões do país e a necessidade de estabelecer as Casas Militares como secretarias autônomas, com poder de palavra e opinião.

O coronel Frederico, eleito presidente do conselho, destacou como próximo passo a delimitação das ameaças e prioridades enfrentadas pelas Casas Militares, demonstrando o compromisso do conselho em fortalecer a segurança e a governabilidade dos governantes em todo o território nacional.

Ao encerrar o encontro, ficou estabelecido que o próximo passo seria a definição das ameaças e prioridades, demonstrando o compromisso do conselho em fortalecer a segurança governamental em todo o país. 

Este evento marca não apenas o início de uma nova etapa para as Casas Militares, mas também um marco na cooperação interinstitucional para garantir a estabilidade e o funcionamento adequado das estruturas políticas em nível estadual e nacional.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 04h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 28°

Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes