
Já se encontra em Mimoso do Sul a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS). A equipe composta por cinco técnicos chegou ao município nesta quinta-feira (28), após o Governo do Estado solicitá-la ao Ministério da Saúde, em decorrência das fortes chuvas que devastaram a cidade, no último fim de semana.
O acionamento da FN-SUS se baseia, legalmente, no Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, no último sábado (23). Por meio desse ato, o governador Renato Casagrande decretou a Situação de Emergência em Mimoso do Sul e em outros 12 municípios sulinos também afetados.
Os cinco profissionais de saúde (um médico e quatro enfermeiros) têm ampla experiência em situações de desastre. A Força Nacional contribuirá com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. A equipe ficará subordinada à Secretaria da Saúde (Sesa) e à Secretaria Municipal de Saúde.
Inicialmente, a FN-SUS dará suporte ao Hospital Apóstolo Pedro, apoiando e direcionando ações a partir do aumento de demandas a surgirem na unidade. Também atuarão nas avaliações do cenário de Mimoso do Sul e de municípios do entorno – para, se necessário, acionar mais profissionais – e a criação de novos pontos estratégicos para oferta de serviços de saúde.
Cenário atual do município é apresentado em reunião virtual
Em reunião virtual promovida na tarde dessa quarta-feira (27), com a participação do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; de subsecretários e do secretário de Saúde de Mimoso do Sul, Eliédson Morini; a equipe da força-tarefa especial de atendimento in loco apresentou o cenário encontrado no município e sua evolução para o cenário atual, ocasionada pelas ações definidas no Plano de Resposta à Emergência.
Na terça-feira, já havia sido iniciado em Mimoso do Sul o restabelecimento de serviços essenciais, como fornecimento de água, energia elétrica e internet, além da ampliação de pontos de atendimentos básicos (provisórios e volantes) e da organização dos abrigos e do fluxo de doação de medicamentos e insumos.
Na ocasião, também foram relatados os cenários encontrados em Apiacá e Bom Jesus do Norte. A força-tarefa da Sesa apresentou ainda os pontos críticos identificados e os encaminhamentos para resolvê-los.
“De nossa parte, continuamos a encaminhar materiais e medicamentos. Mesmo assim, estamos monitorando para não haver excesso de estocagem e, com isso, desperdícios. No mais, parabéns à equipe pela apresentação e pelas ações feitas até agora. Mas ainda temos muito trabalho pela frente”, destacou Miguel Duarte.
“Agradeço a todos os profissionais envolvidos na força-tarefa. Tem sido muito importante tê-la aqui conosco. Pois, além de ter expertise, também nos dá apoio emocional”, frisou Eliédson Morini.
>
Geral Internado, cacique Raoni tem saúde estável e respira sem aparelhos
Geral Veja os números da mega-sena sorteados neste sábado (4)
Geral Operação no Rio desarticula esquema de desvio de combustível
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões neste sábado
São Paulo SP tem a menor taxa de homicídios de mulheres do Brasil, aponta Atlas da Violência
São Paulo Entenda como treinamento internacional prepara bombeiros de SP para atuar em áreas devastadas pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Governo de SP atende 70 famílias por dia com habitação de qualidade
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 400 mulheres em situação de violência na região de São José dos Campos
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 252 mulheres em situação de violência na região de Santos Mín. 18° Máx. 24°
