Sunday, 21 de April de 2024
20°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Chuvas

Animais são salvos de enchente e devolvidos aos tutores por Grupo de Resgate

Em Mimoso do Sul

02/04/2024 às 06h32
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Enquanto as atenções se voltam principalmente para a população da cidade de Mimoso do Sul, castigada pela enchente do dia 23 e pela tempestade do dia 30 de março, existe um grupo com olhar voltado para outro tipo de população que também sofre com as consequências da tempestade: os animais.

São cachorros e gatos resgatados com equipamento de captura e transporte apropriados, além de médicos veterinários que fazem o atendimento, vacinação e encaminham para clínicas parceiras antes de devolverem os bichinhos aos seus tutores.

A médica veterinária, Fabiana Merida, do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), de Itú, São Paulo, foi chamada para atender os municípios capixabas mais atingidos pelas chuvas como Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte, em um trabalho de parceria com Governo do Estado e prefeituras.

“Muitos animais foram levados pela enxurrada e muitos morreram. Os que sobreviveram, nós resgatamos e cuidamos. Temos médicos veterinários, clínicas para internação, vacinação, vermifugação dos animais, além da prevenção das doenças zoonóticas que podem acometer os humanos através de desastres”, explica a médica.

O Grad atua em apoio ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, prefeituras e outras instituições.

“Somos um grupo de resposta imediata aos desastres e nessa parceria com o Estado mostramos o que precisa ser feito. Tem muitos animais treinados para salvar pessoas, como os cães K9 especializados em resgate humanos. E nós, do Grad somos especializados em resgatar os animais.”

Um dos resgates que marcou a vida da médica veterinária Fabiana Merida foi o do gatinho Picolé.

Levado pela correnteza, Picolé teve a sorte de ser resgatado da água. Devido ao seu estado debilitado, ele passa por tratamento em uma clínica de Cachoeiro de Itapemirim.

“Assim que os exames ficarem prontos, ele já recebe alta e faremos o reencontro com a família, que pode acontecer, nesta terça-feira (2).

Fabiana explica que após cumprir todo protocolo sanitário, o próximo passo é providenciar o reencontro multiespécies, ou seja, da família humana com a família animal.

“Durante o tratamento, mandamos notícias diárias para os tutores dos animais. Isso é muito gratificante”, conclui a médica.

 

Grad emite relatório de das ações deste fim de semana (30 e 31)

– Reconhecimento de terreno
– Visita quadra poliesportiva para possível abrigo
– Vermifugação/controle parasitário dos animais da quadra
– Levantamento de demandas de atendimento emergencial na zona quente
– 8 atendimentos clínicos (5 gatos, 3 cachorros)
– 3 animais encaminhados para tratamento em clínica parceira (2 cachorros, 1 gato)
– Definição de abrigo para os animais: quadra poliesportiva
– Protocolo vacinal/controle parasitário em 21 animais no abrigo da Márcia e vizinhança
– Deslocamento de metade da equipe para Apiacá com 60 vacinados no total
– Protocolo sanitário em 65 animais próximos ao ginásio Gelson Pereira
– 2 atendimentos clínicos (1 cão, 1 gato)
– 2 animais encaminhados para clínica parceira (1 cão, 1 gato)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 25°

Mon 28°C 17°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu 29°C 20°C
Fri 25°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes