Sunday, 21 de April de 2024
20°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

MinC e Secult realizam Fórum de Incentivo à Cultura em Vitória

Na semana em que traz representantes técnicos e integrantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o Espírito Santo, o Ministério ...

03/04/2024 às 14h24
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Na semana em que traz representantes técnicos e integrantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o Espírito Santo, o Ministério da Cultura (MinC) promove, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), o Fórum de Incentivo à Cultura. Com oficinas e palestras para agentes culturais sobre o mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet, na Casa da Música Sônia Cabral e no Hub ES+ – ambos no Centro de Vitória –, o encontro acontece nos dias 10 e 11. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente até a próxima segunda-feira (08),  neste link .

No primeiro dia, haverá palestras sobre o mecanismo do incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) via Lei Rouanet, com o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, Henilton Menezes; o Programa do Trabalhador da Cultura, com o diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura da SEFIC, Deryk Santana; e os mecanismos estaduais de fomento à cultura, com o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, que também integra a CNIC.

À tarde, serão realizados encontros separados dos setores de música, dança, artes cênicas e artes visuais, patrimônio cultural, humanidades e audiovisual, que compõem as áreas-chave do Pronac, com os responsáveis por cada setor dentro da CNIC. “Será um momento de escuta da sociedade, vamos saber quais são as principais dificuldades que eles têm para acessar o mecanismo do incentivo e promover a oportunidade de networking entre eles também”, explica a coordenadora-geral de Articulação e Gestão do Pronac, Érika Freddi.

No mesmo dia, acontece um encontro com empresários e contadores do Espírito Santo, para apresentação do programa de incentivo fiscal do Pronac, seguido de diálogo no intuito de informar e estimular o apoio e o investimento dos negócios do estado no setor cultural local. 

No dia 11, haverá ainda duas oficinas práticas. Uma delas sobre a nova Instrução Normativa da Lei Rouanet, publicada em fevereiro deste ano, com alterações nas regras para apresentação de propostas, com o diretor de Fomento Indireto da Sefic, Odecir Prata. A outra sobre o uso do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), o Escritório Virtual do Proponente, com o coordenador-Geral de Inovações da Sefic, Rômulo Barbosa. Nessa oficina os agentes culturais vão aprender a se cadastrar no sistema, incluir propostas e acompanhar os processos de cada projeto.

“Em 2023, a Lei Rouanet destinou R$ 45 milhões para o Espírito Santo, foi um marco para o estado, que sempre teve uma baixíssima participação. A realização do Fórum de Incentivo à Cultura no Espírito Santo é uma forma de celebrar esse avanço e, ao mesmo tempo, fortalecer a parceria entre a Secult e o MinC. É uma oportunidade única para que produtores, artistas e empresas capixabas possam dialogar com a equipe do ministério, que estará presente em nossa cidade, aberta ao diálogo. O momento é de conhecer as necessidades, os desafios e as ideias construtivas, para que possamos aprimorar a Lei Rouanet e as políticas públicas culturais de modo geral”, ressalta Fabricio Noronha.

CNIC Itinerante

O fórum faz parte da programação da CNIC itinerante no Sudeste e, que acontece de 10 a 12 de abril. Além dos encontros virtuais, o colegiado tem se reunido em meses alternados em cidades das cinco regiões do país. Em novembro de 2023, os comissários reuniram-se em Natal, Rio Grande do Norte; em fevereiro de 2024, em Brasília, Distrito Federal. Outros quatro encontros itinerantes estão previstos para Cuiabá, Mato Grosso, em junho; Manaus, Amazonas, em agosto; Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em setembro, e região do Cariri, Ceará, em novembro.

“O objetivo dessas reuniões é estabelecer um canal direto de comunicação com os agentes culturais locais e reforçar a política de nacionalização de recursos definida pela ministra Margareth Menezes, promovendo a eficiência na utilização do mecanismo do incentivo fiscal na cultura”, explica o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes.

Paralelamente ao fórum, no dia 11 os comissários da CNIC e os técnicos do MinC farão visitas a projetos de Vitória incentivados ou passíveis de receberem o incentivo fiscal do Pronac. A 342ª Reunião Ordinária da CNIC em si, para a análise de projetos culturais apresentados ao mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet, será realizada na tarde do dia 12, com transmissão ao vivo  no canal oficial do MinC no YouTube .

A CNIC

Órgão colegiado que subsidia o MinC nas decisões no âmbito da Lei Rouanet, a CNIC é composta por 30 pessoas. Da sociedade civil, participam 21, representando entidades atuantes em todo o país nas áreas culturais e em setores da iniciativa privada.

Também são integrantes os sete presidentes das entidades vinculadas ao MinC: Agência Nacional do Cinema (Ancine); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Fundação Biblioteca Nacional (FBN); Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); Fundação Cultural Palmares (FCP); e Fundação Nacional de Artes (Funarte). É constituída ainda pelo presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Noronha. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, preside a CNIC e tem como suplente o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes.

No último encontro virtual, realizado em março, a CNIC analisou 516 projetos e autorizou o início da execução e a continuidade do processo de captação no valor total de R$ 1,2 bilhão, proveniente do incentivo fiscal oferecido a empresas e pessoas físicas que destinarem entre 4% a 6% de seus impostos a ações de cultura.

Serviço:

Fórum de Incentivo à Cultura

Quando: 10 e 11 de abril

Programação:

Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com  /  comunicacao@secult.es.gov.br  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 25°

Mon 28°C 17°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu 29°C 20°C
Fri 25°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes