Sunday, 21 de April de 2024
20°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Desenvolviment...

Programa de Doação de Fertilizantes recebe adesão de 146 municípios

Ação do Governo de Minas é desenvolvida pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Harsco Environmental, que cede o insumo

04/04/2024 às 13h25
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Harsco Environmental / Divulgação
Harsco Environmental / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , recebeu a solicitação de 146 municípios interessados em aderir ao Programa de Doação de Fertilizantes para a agricultura familiar. 

A ação é desenvolvida em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Harsco Environmental, instituição responsável pela doação do insumo.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio César Coimbra, detalhou os benefícios do programa. 

“A correção do solo com o agrosilício aumenta a resistência da planta contra o ataque de pragas e doenças, trazendo um crescimento na produtividade duas a três vezes maior em comparação com aquele que não faz”.

Funcionamento

A Harsco Environmental vai disponibilizar o agrosilício para as prefeituras, que serão responsáveis por buscar o fertilizante na unidade industrial e fazer a distribuição. 

Cada produtor vai receber até 10 toneladas, após a apresentação do laudo da análise de solo, acompanhado da recomendação de uso feita pelos técnicos da Emater-MG no município.

“É muito gratificante ver o interesse de tantas prefeituras no programa. Isso demonstra o reconhecimento do agrosilício para o desenvolvimento sustentável da agricultura", afirma o presidente da Harsco Environmental na América Latina, Wender Alves. 

Alves acrescenta que a parceria da empresa com o Governo de Minas exemplifica o compromisso conjunto do setor público e privado em promover produtos de economia circular, o desenvolvimento rural sustentável e a contribuição para o bem-estar das comunidades do estado.

Cartilha

Para orientar o produtor rural no uso do agrosilício, a Emater-MG preparou uma cartilha com informações importantes, como o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), armazenamento, recomendação de uso e época de aplicação. 

“Essa orientação técnica dos extensionistas é fundamental para que o programa atinja os objetivos de aumentar a produtividade da agricultura familiar, com impactos positivos na geração de emprego e renda no campo”, explica o subsecretário Caio Coimbra.

O plano de trabalho com a Harsco Environmental abrange período inicial de cinco anos. 

A colaboração envolve a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes, enquanto durar a parceria. A expectativa é a de que cerca de 2 mil agricultores por ano sejam beneficiados. 

Inicialmente, serão contempladas nove regiões do estado.

As localidades estão na área de abrangência das unidades regionais da Emater-MG com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa. 

Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser, necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG.

Parceria

A doação de fertilizantes pela Harsco Environmental foi formalizada durante solenidade realizada em janeiro deste ano, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com a assinatura do acordo entre a Secretaria de Agricultura, a Emater-MG e os representantes da empresa, acompanhada pelo vice-governador, Professor Mateus.  

Em dezembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) , a sua agência vinculada Invest Minas e a Harsco assinaram protocolo de intenções com o objetivo de formalizar o interesse da empresa em investir no estado e o compromisso do Governo de Minas em viabilizar a colaboração. 

Para os próximos dois anos, está previsto aporte de R$ 220 milhões da parceira privada em Minas.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 25°

Mon 28°C 17°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu 29°C 20°C
Fri 25°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes