Monday, 29 de April de 2024
30°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Contas

Prefeitura de Cachoeiro presta contas de ações desenvolvidas em 2023

Audiência

10/04/2024 às 06h21
Por: Cidade na Rede Fonte: PMCI
Compartilhe:
Divulgação/PMCI
Divulgação/PMCI

Na tarde desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Victor Coelho conduziu a prestação de contas das ações da gestão municipal referentes ao ano de 2023. A apresentação é realizada anualmente em conformidade com o artigo 69 da Lei Orgânica Municipal.

Na área da Educação, foram destacados investimentos em diversas frentes, como aquisição de uniformes e materiais escolares, garantia de alimentação e transporte escolar, além de instalação e manutenção de salas de recursos multifuncionais e de leitura. Reformas e ampliações de escolas também foram executadas em diversas unidades, como, por exemplo, nas Emebs Zilma Coelho Pinto e Pe. Gino Zatelli, beneficiando comunidades nos bairros Ferroviários e Gilson Carone, respectivamente. O montante destinado à educação ultrapassou os R$236 milhões.

“Nossas ações visam não somente à educação, mas ao bem-estar e ao desenvolvimento integral de nossos alunos. Investir na educação é pavimentar o caminho para um futuro promissor para nossa cidade”, comentou o prefeito Victor Coelho

No setor da Saúde, os esforços foram direcionados à ampliação do acesso e à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Destacam-se investimentos em novas unidades básicas de saúde (UBS), reformas em unidades existentes e a criação do Centro de Referência de Saúde da Criança. O prefeito destacou também a realização de ações itinerantes, intituladas “Saúde Mais Perto de Você”, que levam atendimento a diversos bairros e distritos. A cobertura de atenção primária alcançou expressivos 92,6% da população, com todas as UBS contando com médicos. O investimento total na saúde foi superior a 137 milhões de reais.

Desenvolvimento social, Infraestrutura e gestão

Na área do Desenvolvimento Social, foram realizados avanços significativos, como a inauguração da nova Sede do Banco de Alimentos e a reforma do Centro de Convivência Vovó Matilde. Além disso, programas de regularização fundiária foram iniciados em diversos bairros e distritos –  como Gilson Carone, Village da Luz e Burarama –  promovendo segurança e dignidade aos moradores.

Já na Infraestrutura, obras de grande impacto foram realizadas, como a revitalização de praças e bairros, a construção de espaços de lazer como a Praça Saudável no bairro Nossa Senhora Aparecida e os Campos Bom de Bola nos bairros Jardim Itapemirim e Rubem Braga. Investimentos em drenagem, pavimentação e contenção foram executados  ou estão em andamento em diversos bairros e distritos – como nos bairros Village da Luz, Rubem Braga, Gilson Carone e distritos de Córrego dos Monos e Coutinho – garantindo mais qualidade de vida e segurança para a população. Destaque para a macrodrenagem da Linha Vermelha com urbanização completa no trecho entre os bairros Guandu e Zumbi que está em fase de finalização. O montante investido em obras foi de quase R$ 300 milhões.

Ao final da apresentação, o prefeito frisou os reconhecimentos obtidos pelo município em diversos rankings nacionais, evidenciando a eficiência e a qualidade da gestão. Cachoeiro de Itapemirim alcançou posições de destaque em áreas como transparência, urbanismo, segurança e governança municipal, dentre os quais:1º lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública; 10º lugar nacional em Urbanismo no Ranking Connected Smart Cities da urban Systems; 2ª cidade mais segura do Espírito Santo; 2º lugar no estado e 11º no país no índice de Governança Municipal em cidades com mais de 100 mil habitante; 5ª cidade mais inteligente do Brasil no Ranking Connected Smart cities da Urban Systems; 3ª cidade no Brasil no Ranking de Cidades com Servidores Qualificados; nota 9, no Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/ES; Selo “Bronze” em boas práticas em cidades inteligente e nota 7,94 do Ministério da Saúde, sendo o melhor índice entre as 5 maiores cidades do Espírito Santo. 

“Esses resultados nos enchem de orgulho e demonstram o compromisso da nossa gestão com o avanço de Cachoeiro, que tem como principal objetivo melhorar a vida das pessoas”, concluiu o prefeito Victor Coelho

Após a exposição, o prefeito prontamente respondeu às perguntas dos vereadores, reforçando o compromisso com a transparência e a participação democrática. O vídeo completo da audiência está disponível no canal de YouTube da Câmara Municipal, e a prestação de contas de 2023 pode ser acessada no portal da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (www.cachoeiro.es.gov.br/prestacao-de-contas).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 11h02 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 31°

Tue 30°C 20°C
Wed 30°C 20°C
Thu 31°C 19°C
Fri 32°C 20°C
Sat 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes