Wednesday, 22 de May de 2024
20°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Social

Usuários de álcool e drogas em praça causam medo entre moradores

Em Cachoeiro

15/04/2024 às 21h36 Atualizada em 16/04/2024 às 06h21
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A praça São João que fica ao lado do Mercado Municipal São João, conhecido como Mercado do Amarelo, em Cachoeiro de Itapemirim, está sendo alvo de críticas de moradores e comerciantes da região, que reclamam do movimento de pessoas que estariam usando ou até vendendo drogas no local.

Eles afirmam que é comum ver cenas de violência, uso de drogas, pessoas praticando sexo ou fazendo suas necessidades em plena luz do dia ou à noite, na praça.

Segundo uma moradora, que pediu para não se identificar, a sensação de insegurança, constrangimento e medo faz com que a população local evite passar pela praça e os comerciantes que trabalham nos arredores afirmam que alguns frequentadores da praça fazem uso de drogas e bebidas alcóolicas e acabam se envolvendo em brigas.

A reportagem ouviu órgãos da prefeitura e a Polícia Militar para saber quais providências serão ou estão sendo tomadas para enfrentar o problema.

Guarda Civil Municipal

A Comandante Inspetora da Guarda Civil Municipal (GCM), Edinete Modesto Fraga Mendes, afirma que sempre que alguém aciona, a guarda se desloca até o local onde se encontram pessoas em situação de rua.

“Na maioria das vezes não encontramos nada de ilícito com elas. Em algumas vezes que acompanhamos a equipe do Centro Pop onde ofertam atendimento a essas pessoas, vimos que a maioria não aceita ajuda e permanece no local por ser “praça pública”. Como a GCM não encontra nada que possa incriminá-los, só nos cabe orientação sobre os comportamentos impróprios, uso de drogas ilícitas em locais públicos, onde transitam famílias e principalmente crianças. Deixo claro que nossas abordagens são feitas somente com fundadas suspeitas”, explica a comandante.

A comandante acrescenta que é comum as pessoas se incomodarem com a presença de pessoas em situação de rua em locais públicos e acabam ligando e denunciando que estão consumindo droga, fazendo gestos obcenos para quem transita por ali.

“Porém, quando chegamos, a única coisa que encontramos é um grupo sentado em suas mochilas, apenas um amontoado de pessoas. Os moradores se sentem incomodados, mesmo assim a viatura vai até o local e orienta a procurar o Centro Pop, mas eles acham mais cômodo ficarem na rua porque se sentem mais livres. Lembrando que a maioria deles é de Cachoeiro e tem familiares na cidade mas por algum motivo optam por morarem nas ruas.”

O subinspetor Corrêa, da Guarda Civil Municipal (GCM), e operador de segurança de rua de Cachoeiro, informou que a Guarda sempre faz abordagens para checar se os usuários estão armados, ou com drogas. “Já recebemos denúncias de que estariam traficando porém nunca encontramos droga e sim álcool. Com o consumo frequente de bebidas alcóolicas, eles acabam se desentendendo entre eles mesmos”, afirma Corrêa.

Ele apela para a participação dos comerciantes da região no combate a permanência desse público na praça. “A GCM tem feito patrulhamento preventivo e abordagens mas é de suma importância a participação dos comerciantes da região, porque essas pessoas pedem dinheiro para quem passa na praça, e com o dinheiro em mãos compram bebidas alcoólicas. Peço aos comerciantes que evitem vender bebidas, muitos deles vendem garrafa de um litro de cachaça, isso na mão deles se torna uma arma. Algumas guarnições da GCM já tiveram contato com os comerciantes levando as devidas orientações”.

Com relação aos usuários, a Guarda orienta que podem permanecer na praça, desde que não infrinjam a ordem de não brigar nem ofender pessoas ou forçá-las a dar dinheiro a eles.

Polícia Militar

A Polícia Militar, por meio de sua assessoria, ao ter acesso ao vídeo apontou qual deve ser o procedimento de uma pessoa que se deparar com cenas como estas.

“Aparentemente, pelo vídeo, são pessoas em situação de rua, mas caso eles cometam algum tipo de crime é necessário fazer uma solicitação via 190 pedindo o comparecimento da Polícia Militar ou da Guarda Municipal no local, para que seja feita uma nota da PM, porém é necessário que a solicitação seja feita diretamente à assessoria da PM em Vitória porque mesmo o Batalhão sendo em Cachoeiro nós nos reportamos o caso a Vitória.

Secretaria de Desenvolvimento Social

A subsecretária de Desenvolvimento Social, Claudinéia Debona, informou que o município oferece serviços destinados àqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia.

“Esses serviços têm como objetivo realizar o acompanhamento e atendimentos diários, sendo eles o Centro POP “Espaço Vida” e o Serviço de Abordagem Social”, disse ela.

No que se refere ao que acontece na Praça São João e incomoda a comunidade, Claudinéia garante que essas pessoas recebem orientação frequentemente.

“São realizadas abordagens constantes aos usuários e apresentados a eles os serviços disponibilizados no município de Cachoeiro de Itapemirim. Todos são orientados de acordo com as demandas socioassistenciais observadas”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Thu 30°C 18°C
Fri 30°C 17°C
Sat 29°C 18°C
Sun 28°C 19°C
Mon 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes