
Medidas de proteção reforçarão a segurança durante a aplicação das provas do Concurso Público Unificado, o chamado Enem dos concursos, previsto para o dia 5 de maio. São regras que proíbem a saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito, além da coleta de digitais e exame grafológico antes da aplicação do exame.
Com a adoção das medidas, o próprio cartão de respostas conterá a identificação do candidato, onde, além das seleções marcadas durante o exame, também ficará registrada uma frase copiada pelo concorrente com a própria letra e a sua digital.
Detectores de metal e de equipamentos eletrônicos também serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova e os celulares serão desligados e lacrados durante o exame. Uma força-tarefa também atuará, com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, das Polícias Federal e Rodoviária, da Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e das Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
“O processo envolve um forte esquema de segurança, desde a produção e entrega das provas até a checagem da identidade do candidato”, explica coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos o objetivo é evitar fraudes no processo seletivo, principalmente por meio do uso de pontos eletrônicos. Esse seria o principal método usado por organizações criminosas que atuam em processos seletivos.
As provas objetivas de conhecimentos gerais serão aplicas pela manhã, com abertura dos portões às 7h30, quando também haverá uma questão dissertativa para os blocos de nível superior e redação para o de nível médio. Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13h para as provas de conhecimentos específicos para os blocos de nível superior e uma nova rodada de conhecimentos gerais para o bloco de nível médio.
No mesmo dia da prova, após o encerramento dos dois períodos de exame, os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão.
Geral EBC reforça aposta no futuro com Política de Inovação
Geral SP: Defesa Civil alerta para temporais isolados e queda de temperatura
São Paulo Hub de Cuidados em Crack realizou quase 40 mil atendimentos na região da Cracolândia desde 2023
São Paulo SP com stopover: férias de meio de ano e os destinos paulistas para se conhecer em até 5 dias
São Paulo Fuvest lança concurso para criação das capas do Vestibular 2027 com prêmio de R$ 2 mil
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 65 milhões neste sábado
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para risco de temporais isolados e queda nas temperaturas até segunda-feira (18)
São Paulo Temperatura na cidade de São Paulo aumenta mais do que a média global
São Paulo Mundo pet: canil e gatil em unidades prisionais unem cuidado de animais e reintegração social Mín. 20° Máx. 28°
