
Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo ao Rio Grande do Sul. A missão é auxiliar nas buscas e atendimento às vítimas das últimas chuvas que acometeram o estado gaúcho. A guarnição é composta por militares do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a unidade do CBMES especializada em atendimentos de desastres de grandes proporções.
Os bombeiros saíram de Vitória por volta das 11h da manhã desta sexta-feira e a previsão é que estejam no Rio Grande do Sul na manhã de domingo (05). Além dos 11 militares, dois cães de buscas integram a equipe: Brisa e Fênix.
“O Espírito Santo sofreu recentemente com as fortes chuvas que atingiram 13 municípios e deixou um rastro de destruição e, infelizmente, com perdas de vidas. Agora vemos o mesmo acontecer no Rio Grande do Sul. Prontamente coloquei nossa estrutura à disposição do governador Eduardo Leite e estamos enviando militares e cães para ajudar na busca de vítimas. Nesse momento é importante que todos possam ajudar e como temos um Corpo de Bombeiros referência no Brasil, vamos poder ajudar no que for possível”, afirmou o governador Renato Casagrande.
A ida de militares capixabas ao Rio Grande do Sul foi autorizada pelo governador capixaba. Assim que a autorização foi concedida, os bombeiros iniciaram a mobilização e o preparo dos materiais, para que a saída ocorresse o mais rápido possível. O comboio é composto por duas caminhonetes, um micro-ônibus, um caminhão e um reboque para o transporte dos cães. A guarnição está levando, ainda, quatro embarcações, dois drones e equipamentos de busca e resgate.
Na manhã desta sexta-feira, o acionamento chegou por meio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), que instalou um gabinete de crise para coordenar o envio de recursos de outros Estados ao Rio Grande do Sul. Em cerca de duas horas, os capixabas saíram da base do Cerd, na Serra, rumo à missão.
“Temos um histórico de integração com outros Estados e, em um momento de crise como o que o Rio Grande do Sul está vivendo, todo apoio é importante. Nosso governador, Renato Casagrande, com grande sensibilidade, autorizou o envio de recursos e, neste momento, nossos bombeiros estão indo para esta nobre missão, e cumprirão seu dever com primor”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.
>
São Paulo Fuvest lança concurso para criação das capas do Vestibular 2027 com prêmio de R$ 2 mil
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 65 milhões neste sábado
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para risco de temporais isolados e queda nas temperaturas até segunda-feira (18)
São Paulo Temperatura na cidade de São Paulo aumenta mais do que a média global
São Paulo Mundo pet: canil e gatil em unidades prisionais unem cuidado de animais e reintegração social
São Paulo Boletim – 16/05 – 7h – explosão na zona oeste da capital
São Paulo Defesa Civil encerra treinamento da Operação SP Sem Fogo em Ribeirão Preto com capacitação regional e entrega de equipamentos
Serviços Governo Presente leva Praça de Serviços essenciais a Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 16 e 17 de maio Mín. 20° Máx. 28°
