
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou neste sábado (11), por meio da rede social X, “a maior movimentação de doações já registrada na história do nosso país”. Até quinta-feira (9), quase 2 mil toneladas de donativos já tinham sido encaminhadas ao Rio Grande do Sul por órgãos federais, segundo a postagem.
Além disso, segundo o governo federal, na manhã deste sábado (11), em Brasília, a campanha Todos Unidos pelo Sul deu início a uma ação para o envio de mais de 400 toneladas de donativos às vítimas das chuvas no estado, entre roupas, colchonetes, água potável e alimentos. A ação é um trabalho integrado entre Força Aérea Brasileira (FAB), Exército e voluntários da sociedade civil.
O esforço envolve aeronaves, caminhões, trem e navios. No modal aéreo, dois cargueiros da FAB decolaram às 7h30 com 40 toneladas de itens doados, 20 em cada, em direção à Base Aérea de Canoas (RS). Um avião da Latam se somou à operação com 7 toneladas na mesma rota. Outros 19 caminhões, entre carretas do Exército e de empresários voluntários, foram carregados com 380 toneladas de suprimentos.
Balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o número de municípios afetados chega a 445, com 2.039.084 pessoas impactadas pelas chuvas . No total, 339.925 pessoas estão desalojadas e outras 71.398 encontram-se em abrigos. O número de mortos chegou a 136, com 756 feridos e 125 desaparecidos. Até aqui, 74.153 pessoas e 10.348 animais já foram resgatados.
São Paulo Temperatura na cidade de São Paulo aumenta mais do que a média global
São Paulo Mundo pet: canil e gatil em unidades prisionais unem cuidado de animais e reintegração social
São Paulo Boletim – 16/05 – 7h – explosão na zona oeste da capital
São Paulo Defesa Civil encerra treinamento da Operação SP Sem Fogo em Ribeirão Preto com capacitação regional e entrega de equipamentos
Serviços Governo Presente leva Praça de Serviços essenciais a Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 16 e 17 de maio
São Paulo Maio Amarelo: entenda os conceitos de Visão Zero e Sistema Seguro, que guiam Plano de Segurança Viária de SP
São Paulo Polícia de São Paulo prende trio envolvido em roubos a residência em São Bernardo do Campo
Espírito Santo Secti e UnAC abrem inscrições para Mestrado Profissional em Enfermagem em parceria com a Ufes Mín. 20° Máx. 28°
