Wednesday, 22 de May de 2024
20°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Livro de poemas ‘Encaracoladas’ marca estreia literária de Luiza Vitorio

No próximo dia 25, a escritora Luiza Vitorio lança o livro de poemas “Encaracoladas”, que marca sua estreia na literatura. Publicada pela Editora C...

14/05/2024 às 18h59
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

No próximo dia 25, a escritora Luiza Vitorio lança o livro de poemas “Encaracoladas”, que marca sua estreia na literatura. Publicada pela Editora Cousa, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), a obra reúne poemas escritos entre 2017 e 2023, além de trazer ilustrações criadas a partir do projeto  “Rabiscos Periférikas” , idealizado pela artista. O evento de lançamento acontece no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória, a partir das 17 horas.

“‘Encaracoladas’ é a realização de um sonho de infância, que reúne meus devaneios e ilustrações, transformados em poesia. Costumo dizer que utilizo as artes como uma forma de exprimir e imprimir as vivências que adquiri na minha sobrevivência como mulher periférica e ser social que afeta e é afetada pelas realidades em que estou inserida”, afirma Luiza Vitório.

Na contracapa do livro “Encaracoladas”, a professora Cibele Verrangia, doutora em Letras e pós-doutoranda em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresenta a autora negra capixaba aos leitores e destaca a importância da obra na literatura de autoria feminina negra, que, segundo a docente, se constitui atualmente como um lugar de encontro e um espaço seguro de criação e autoproteção, utilizando como exemplo a “escrevivência” — categoria literária criada pela escritora Conceição Evaristo.

“Luiza é a guerreira gloriosa, a luminosidade, é arma pronta para enfrentar todas as formas de opressão, objetificação, racismo, machismo que ainda insistem em existir e aniquilar corpos pretos. Vem usando a poesia, o conto, a dança, a performance, a música, o teatro como ferramentas de resistência e insistência em sobreviver e plenamente existir livre e sedenta por justiça e igualdade”, escreve Cibele Verrangia.

Depois de ter participado da obra publicada em 2017, intitulada “De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo”, com o poema “Referência”, Luiza Vitório agora estreia com “Encaracoladas”, um livro no qual leitores, segundo afirma Cibele Verrangia, poderão conhecer a força da poesia negra como possibilidade de afirmação da negritude, “da mulheridade, da favela (...), de realização do encontro ancestral” e também como lugar de feitura de “uma poética que é visão, denúncia, crítica, afeto e cura”.

Serviço:

Lançamento do livro “Encaracoladas”, de Luiza Vitorio.

Quando: 25/05 (sábado)

Horário: às 17h

Local: Centro Cultural Triplex Vermelho, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória

Mais informações:  instagram.com/rabiscosperiferikas  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com  /  comunicacao@secult.es.gov.br  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Thu 30°C 18°C
Fri 30°C 17°C
Sat 29°C 18°C
Sun 28°C 19°C
Mon 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes