Wednesday, 22 de May de 2024
20°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Agricultura Colheita

Colheita do café conilon começa em todo estado

Chegou a hora

15/05/2024 às 06h39
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Foto: Léo Júnior/Vice-Governadoria
Foto: Léo Júnior/Vice-Governadoria

Chegou a hora de colher o café conilon no Espírito Santo. Para este ano, é estimado que a produção atinja a marca das 11,1 milhões de sacas, representando um aumento de 9% em relação à safra anterior.

Na manhã desta terça-feira (14), um evento com a presença do governador em exercício, Ricardo Ferraço, em Linhares, marcou o início da colheita dos cafezais de Coffea canephora em 2024 no Estado.

A celebração foi realizada na comunidade de Quartel de Cima. O período de colheita do café conilon é, geralmente, realizado até o mês de agosto. A área colhida chegará a 262,98 mil hectares (+0,4%) e a produtividade média esperada é de 42 sacas por hectare (+8,2%), de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Foto: Léo Júnior/Vice-Governadoria

“São pelo menos 50 mil propriedades no Estado do Espírito Santo que vivem do café conilon. São 200 mil hectares de área plantada de uma lavoura que, a cada momento, a cada ano cresce com qualidade, produtividade e sustentabilidade. Essa riqueza tem sido uma alavanca social muito importante para milhares de capixabas”, destacou Ricardo.

Segundo informações da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil. No ano passado, o Estado produziu 10,2 milhões de sacas de 60 quilos, em uma área de 261,9 mil hectares. A produtividade média registrada foi de 38,8 sacas por hectare.

Foto: Léo Júnior/Vice-Governadoria

“Os cafeicultores capixabas têm provado, nos últimos anos, para o mundo que o Estado produz em quantidade e com qualidade. A qualidade já começa na colheita, na escolha do momento para iniciar a coleta dos grãos”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O Espírito Santo também se destaca como maior exportador de café conilon, com cerca de 85% das exportações nacionais. Além das exportações de café conilon cru em grãos, ainda há volumes consideráveis de café solúvel, cuja exportação foi de 501,7 mil sacas em 2023. Somente no primeiro trimestre de 2024, o estado exportou 1,7 milhão de sacas de café conilon e mais 129 mil sacas em café solúvel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Thu 30°C 18°C
Fri 30°C 17°C
Sat 29°C 18°C
Sun 28°C 19°C
Mon 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes