Wednesday, 22 de May de 2024
20°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Espírito Santo inicia serviço inédito de Oncologia em Oftalmologia aos pacientes do SUS

Em uma parceria entre o Governo do Espírito Santo e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), o Sistema Único de Saúde (SUS) capixa...

15/05/2024 às 20h00
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Em uma parceria entre o Governo do Espírito Santo e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba ganha um novo serviço especializado, o de Oncologia em Oftalmologia. O serviço é inédito no Estado e começará os atendimentos no próximo dia 1º de junho. Antes, os pacientes eram encaminhados para outros estados para realizar os tratamentos.

Os atendimentos acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras, no Hucam, localizado em Vitória. O acesso às consultas ocorrerá por meio da Regulação Estadual, com atendimento iniciado na Atenção Primária.

“É um momento especial que vivenciamos no Sistema Único de Saúde capixaba. Antes, o paciente precisava se deslocar para outros estados para realizar o tratamento. Com esse serviço inédito e os esforços de ampliar, cada vez mais o acesso da população à saúde, e atendendo a uma solicitação do governador Renato Casagrande de reduzir a distância entre o paciente e o serviço, vamos oportunizar o tratamento no Estado, com a referência que é o Hucam”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

O novo serviço engloba, além das consultas ambulatoriais, as cirurgias, caso necessário, e o tratamento. E poderá atender pessoas de 18 a 100 anos com tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ); Melanose primária adquirida (MPA); Papiloma; Granuloma; e Nevus.

Atualmente a Secretaria da Saúde (Sesa) tem 53 pacientes cadastrados no Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em tratamento para neoplasia maligna do olho. O serviço poderá atender novos diagnósticos.

De acordo com o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, todas as tratativas para a oferta do serviço já vinham sendo feitas e, após a reunião dessa terça-feira (14), as equipes técnicas conseguiram finalizar a proposta.

“Prontamente o Hucam se organizou para colocar a agenda à disponibilidade do atendimento e o serviço será iniciado já no próximo mês. É uma conquista importante para todos nós capixabas e, em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse o subsecretário.

Novo serviço especializado do SUS capixaba

- Consultas em Oncologia em Oftalmologia;

- A entrada para o acesso ao serviço acontece pelo atendimento na Atenção Primária à Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do cidadão. O profissional que o atendê-lo irá encaminhá-lo ao serviço, por meio da Regulação Estadual;

- O serviço atende pessoas de 18 a 100 anos;

- Após a confirmação do agendamento e a marcação da consulta, ela será realizada no Hucam, em Vitória. Os atendimentos acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras;

- Com a confirmação do diagnóstico para tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ); Melanose primária adquirida (MPA); Papiloma; Granuloma; e Nevus, o tratamento é iniciado.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Thu 30°C 18°C
Fri 30°C 17°C
Sat 29°C 18°C
Sun 28°C 19°C
Mon 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes