
"O Vuei vai ser um marco para mim durante a faculdade, não tem como negar que o programa me ajudou a criar muitas conexões. Realmente, é uma iniciativa que vale muito a pena e abre muitas portas".
O relato é do estudante Pedro Henrique Jacinto de Siqueira, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), bolsista do Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei). O programa do Governo de Minas já impactou mais de 96 mil pessoas com as mais de 800 ações realizadas durante a segunda edição.
O estudante aponta a conexão com todo o ecossistema de empreendedorismo de Minas Gerais como uma das características mais interessantes do programa.
“Conseguimos realizar ações em conjunto (com startups da região), promover outros ambientes de trabalho e novas conexões que antes não tínhamos. O Vuei potencializou muito esses resultados e essa vivência em empreendedorismo”, completa Pedro.
O Vuei é um programa do Governo de Minas coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) . A iniciativa tem o objetivo de ampliar o ecossistema de empreendedorismo e inovação nas instituições de ensino superior do estado.
Balanço
De acordo com o balanço da segunda edição do Vuei, encerrada em abril deste ano, a iniciativa envolveu cerca de 500 estudantes e 120 professores; alcançou 56 campi universitários de 41 municípios mineiros; e impactou mais de 96 mil pessoas com as mais de 800 ações de empreendedorismo e inovação realizadas. Foram investidos R$ 2,7 milhões no programa.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico da Sede-MG, Fernando Passalio, destaca a missão do Governo de Minas de abrir caminho para que o desenvolvimento do estado ocorra.
“Esse progresso passa pela inovação, pela tecnologia e pela ciência. Esta é a importância do programa Vuei: criar oportunidades para que os universitários façam parte do ecossistema de inovação e promovam, por meio de suas instituições, atividades e projetos que ampliem as possibilidades de Minas Gerais”, afirma Fernando Passalio.
Resultados
"Somos da Zona da Mata mineira, mais no interior, e isso é muito novo para a gente. Todas essas ideias, inovações, jeitos de tratar os negócios, startups etc. Participamos de palestras, minicursos e muitas coisas legais, o que acabou desenvolvendo o nosso próprio senso crítico de querer inovar e empreender”, ressalta Lana Gomes Condé, estudante e bolsista Vuei da Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac).
Entre os resultados das duas edições do Vuei estão a conexão com o mercado privado, ações de empreendedorismo e o estímulo ao protagonismo e à autonomia de alunos de graduação.
O programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação foi lançado em 2020 em uma edição experimental 100% on-line. Em sua fase de testes, contou somente com capital humano e ferramentas da Sede-MG no impulsionamento dos projetos. Com o sucesso da rodada piloto, o Governo de Minas direcionou esforços para uma segunda edição do programa.
“Minas Gerais é um estado pujante no quesito inovação. Temos boas ideias e bons profissionais, e, para que os projetos caminhem rumo ao sucesso, é necessário que boas iniciativas também entrem em ação. O Vuei é esse caminho”, enfatiza o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Bruno Araújo.
Bolsistas
Os estudantes bolsistas já realizaram e participaram de atividades como bootcamps, TEDx, feiras de empreendedorismo, conexão com o mercado de trabalho, hackathons, mentorias, palestras e aulas.
Algumas das ações práticas de sucesso incluem a capacitação dos alunos, a cooperação internacional e a realização de eventos que impactaram o ecossistema local das cidades.
O time Vuei da Universidade Federal de Viçosa (UFV) organizou o UAI Summit, evento que envolveu todo o ecossistema de inovação local, inclusive empresas da Casa do Empresário, e teve 1,4 mil inscritos.
Essa foi uma importante oportunidade de interação e trocas entre profissionais e estudantes.
O UAI Summit teve desdobramentos relevantes na fase posterior, com reuniões de articulação entre grandes empresas e a Liga de Empreendedorismo da Universidade, um projeto criado no âmbito do programa Vuei.
Liga de Empreendedorismo
A Liga de Empreendedorismo é um programa de extensão institucionalizado e reconhecido pelo seu impacto e pela relevância de suas ações.
Muitas atividades estão no seu portfólio de atuação, como a realização de hackathons, que conectam problemas reais de empresas locais com disciplinas de graduação; aulas abertas que levam para a sala de aula pessoas de referência em áreas específicas do mercado para palestrar; o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso em conexão com o mercado; e a Olimpíada de Empreendedorismo de Viçosa, que propõe fomentar o desenvolvimento de negócios nas escolas de ensino médio.
“O Vuei foi essencial para que a Liga de Empreendedorismo ganhasse relevância e, sobretudo, tivesse a capacidade e a capilaridade de desenvolver vários projetos que geraram grande impacto social e até econômico para a cidade de Viçosa”, conta o professor e coordenador Vuei da UFV, Alan Ferreira de Freitas.
Para saber informações sobre as próximas edições e oportunidades do Vuei, acompanhe as redes sociais e o site da Sede-MG .
São Paulo SP tem a menor taxa de homicídios de mulheres do Brasil, aponta Atlas da Violência
São Paulo Entenda como treinamento internacional prepara bombeiros de SP para atuar em áreas devastadas pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Governo de SP atende 70 famílias por dia com habitação de qualidade
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 400 mulheres em situação de violência na região de São José dos Campos
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 252 mulheres em situação de violência na região de Santos
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 151 mulheres em situação de violência na região de Registro
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 886 mulheres em situação de violência em Campinas
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia 235 mulheres em situação de violência em Franca
São Paulo Auxílio-Aluguel do Governo de SP beneficia oito mulheres em situação de violência em Barretos Mín. 17° Máx. 28°
