Thursday, 13 de June de 2024
15°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Parabólicas

Milhares de capixabas correm o risco de ficar sem sinal de TV

Entenda o motivo

10/06/2024 às 11h56
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Milhares de capixabas correm o risco de ficarem sem sinal de TV. São pessoas que usam a parabólica tradicional, cuja transmissão deverá ser encerrada em 31 de dezembro. A mudança está relacionada à chegada do 5G, que interfere nas parabólicas antigas, exigindo a migração para uma nova antena digital.

Para evitar que as famílias mais humildes fiquem sem seu sinal de TV, a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada pela Anatel, está promovendo a substituição gratuita das antenas para quem está inscrito no CadÚnico, o cadastro único para programas sociais do governo federal.

Não há nenhum custo para quem for atendido pela Siga Antenado. As demais famílias devem adquirir os equipamentos no comércio local.

Somente em Cachoeiro, estima-se que das 1.274 famílias de baixa renda que utilizam a parabólica tradicional, apenas 480 fizeram a troca. Isso significa que cerca de 800 famílias ainda precisam agendar a instalação da nova antena.

Nas 23 cidades situadas nas regiões Central Sul, Litoral Sul e Caparaó são 16.650 famílias inscritas no CadÚnico que usam parabólicas e destas 10.300 já trocaram gratuitamente para o sistema digital. No entanto, 6.350 não fizeram as substituições.

No Espírito Santo, são 50 mil famílias de baixa renda utilizando parabólica tradicional e destas 20 mil fizeram as substituições. E em todo o país, 5,1 milhões estão entre os beneficiados e destes 2,9 milhões já mudaram para o sistema digital.

Conversamos com Patrícia Abreu, diretora de Comunicação da Siga Antenado, para entender melhor o processo e como as famílias podem agendar a instalação da nova antena.

DIA A DIA: O que é a Siga Antenado e qual é sua função?

PATRÍCIA ABREU: Somos uma entidade sem fins lucrativos criada pela Anatel após o leilão do 5G. Nosso papel é garantir que a população continue assistindo TV, substituindo as parabólicas tradicionais que sofrem interferência do 5G por novas antenas digitais.

Por que as famílias precisam trocar suas parabólicas?

A faixa de frequência usada pelo 5G interfere nas parabólicas tradicionais, fazendo com que parem de funcionar. Por isso, estamos substituindo essas antenas pela nova parabólica digital, que opera em uma faixa de frequência não afetada pelo 5G.

Quantas famílias em Cachoeiro precisam fazer essa troca?

Estimamos que 1.274 famílias em Cachoeiro usam parabólica tradicional, mas até agora apenas 480 receberam a nova antena. Cerca de 800 famílias ainda precisam nos procurar para agendar a instalação gratuita.

Quais são os critérios para a instalação gratuita?

É necessário estar inscrito no CadÚnico, ser beneficiário de algum programa social do governo federal e ter uma parabólica tradicional funcionando em casa. O técnico verifica se a parabólica está funcionando antes de realizar a troca.

O que inclui o kit gratuito de parabólica digital?

O kit inclui a nova antena, que é menor e mais leve, todos os cabos necessários, controle remoto, pilhas e o receptor. Todo o equipamento e a instalação são gratuitos.

O que acontece se a família não fizer a troca da parabólica a tempo?

Se a troca não for feita até 31 de dezembro, quando o sinal da parabólica tradicional deverá ser desligado, as famílias que ainda dependem desse tipo de antena para assistir TV perderão o sinal.

Existem custos para as famílias que não estão no CadÚnico?

Sim, quem não está inscrito no CadÚnico precisa adquirir o kit no varejo local, onde os preços podem variar entre R$ 400 e R$ 700, sem incluir o custo da instalação.

Como agendar a instalação da nova antena parabólica

Para agendar a instalação gratuita da nova antena parabólica digital, as famílias devem:

Enviar uma mensagem de texto pelo WhatsApp para 0800 729 2404.

OU Ligar para o número 0800 729 2404.

OU Acessar o chat do site sigaantenado.com.br.

É necessário estar inscrito no CadÚnico, ser beneficiário de algum programa social do governo federal e ter uma parabólica tradicional funcionando em casa. Ao entrar em contato, tenha o CPF em mãos para verificação.

Feito o agendamento, um técnico visitará a residência na data e horário marcados para instalar o kit, que inclui a nova antena, cabos, controle remoto, pilhas e o receptor. Toda a instalação é gratuita. Se houver alguma inconsistência no CadÚnico, o beneficiário deve procurar o CRAS mais próximo para atualizar os dados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 06h02 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 30°

Fri 30°C 16°C
Sat 30°C 16°C
Sun 30°C 17°C
Mon 31°C 18°C
Tue 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes