O governador Renato Casagrande lançou nesta segunda-feira (10) o Programa EmpregaJUV, uma iniciativa que oferecerá 1.120 vagas de cursos de qualificação profissional para jovens de 16 a 29 anos.
O programa é uma parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).
O EmpregaJUV é voltado para jovens que frequentam os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) ou que residem nas áreas abrangidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O objetivo é proporcionar ferramentas e incentivos para que esses jovens adquiram experiência e qualificação, aumentando suas chances de empregabilidade.
“Investir na juventude é garantir o presente e o futuro. Essa parceria vai formar mais de mil jovens, seguindo o sucesso dos CRJs, que são referência no país”, destacou o governador.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar as possibilidades de capacitação dos jovens capixabas
O presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, enfatizou o compromisso com a promoção de oportunidades para os jovens. “A qualificação profissional é essencial para a inclusão social e a redução das desigualdades”, declarou.
Richardson Schmittel, diretor regional do Senac, destacou o impacto transformador do EmpregaJUV. “No Senac-ES, estamos empenhados em proporcionar uma educação de qualidade que prepare os jovens para os desafios do mundo do trabalho”, afirmou.
EmpregaJUV
Para se inscrever nas vagas, os jovens devem procurar o CRJ mais próximo, onde receberão as informações e encaminhamentos necessários. Durante o curso, os participantes terão acesso a benefícios como uniforme e passagem para deslocamento.
Além disso, contarão com suporte e assistência do Sesc. Ao final do curso, serão certificados pelo Senac, agregando valor ao currículo e ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Estado Presente
Os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) estão localizados em 10 municípios do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Aracruz, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementar ações de prevenção e combate à violência, especialmente entre jovens de 15 a 24 anos nas regiões de maior vulnerabilidade social.
Mín. 20° Máx. 24°