Saturday, 13 de July de 2024
25°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Congresso

Pesquisa de saúde em Cachoeiro será apresentada em congresso internacional

Em Portugal

11/07/2024 às 17h40
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A parceria entre o curso de medicina da Multivix e a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim alcançou reconhecimento internacional ao ter uma pesquisa acadêmica selecionada para apresentação no IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal.

O evento será realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, entre os dias 8 e 10 de outubro.

A pesquisa, conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Gedson Alves, e pelo coordenador corporativo de Medicina da Multivix, Pedro Figueiredo, começou a ser planejada em 2021.

O estudo analisa a evolução e a ampliação dos serviços de saúde prestados em colaboração com alunos e professores do curso de medicina da Multivix em algumas unidades do município, como no Centro Municipal de Saúde, nos dois pronto-atendimentos e em 12 unidades básicas de saúde.

Segundo os autores do trabalho, a cooperação e integração do ensino-saúde com o atendimento à comunidade visam à integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliam os impactos dessas ações nos direitos humanos.

Gedson destacou a importância da gestão de recursos, reestruturação dos serviços e parcerias com outras instituições de ensino para os avanços obtidos durante a administração do prefeito Victor Coelho e desenvolvida até o mês passado pelo então chefe da pasta, Alex Wingler.

Ele enfatizou que a pesquisa aborda a evolução dos índices de saúde e a garantia de direitos humanos através da medicina, convidando outras áreas a explorar metodologicamente o tema.

Alves também mencionou que o município não arcará com despesas, pois a apresentação será financiada pela Multivix.

Pedro Figueiredo, coautor da pesquisa, ressaltou o impacto positivo da implantação do curso de medicina pela Multivix em Cachoeiro de Itapemirim.

A parceria com a prefeitura, de acordo com ele, aumentou significativamente o acesso da população aos serviços de saúde e elevou a qualidade desses atendimentos, conforme indicadores do Ministério da Saúde.

Figueiredo também destacou a importância de compartilhar os resultados no congresso em Coimbra, inspirando outras regiões a buscar o mesmo sucesso na integração ensino-serviço para a formação médica.

O IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra é um dos eventos mais relevantes da Universidade de Coimbra, realizada no auditório da Faculdade de Direito, uma das mais antigas e importantes do mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 29°

Sun 30°C 16°C
Mon 31°C 16°C
Tue 28°C 16°C
Wed 29°C 16°C
Thu 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes