
Pesquisadores capixabas que desenvolvem projetos de pesquisas na área da saúde já podem começar a se preparar, porque está previsto para o 2º semestre a 8ª edição do Edital Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) foi a 1ª FAP do País a submeter proposta para convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para realização do PPSUS em 2024. O investimento será da ordem de R$ 6 milhões.
A 8ª edição do Programa contempla o lançamento do Edital na área da saúde pública, a seleção de propostas e a contratação dos projetos aprovados que serão realizados em 2025, além do acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados. O público-alvo do Edital é formado por pesquisadores com título de doutor em exercício efetivo da atividade de pesquisa em instituição de ensino superior e/ou pesquisa, pública ou privada sem fins lucrativos, localizada no Estado, com vínculo empregatício ou funcional, por prazo indeterminado ou por termo de adesão ao serviço voluntário, em instituição de ensino superior e/ou de pesquisa, científica ou tecnológica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, situada no Espírito Santo.
O diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão afirma que a realização da 8ª edição do Programa PPSUS é mais um passo importante para a comunidade científica capixaba e está em sintonia com os eixos estratégicos estabelecidos pelo Governo do Estado, onde a ciência e a saúde estão intimamente ligadas.
“O fortalecimento e o desenvolvimento regional no campo da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em saúde trazem diversos benefícios para a população, que vão desde a otimização da gestão, até a prestação de melhores serviços e o uso de novas metodologias para o diagnóstico. Além de também permitir a capacitação de agentes públicos para o uso de novas tecnologias de trabalho. O investimento em ciência é primordial para a evolução da sociedade, para tomada de decisão com relação a políticas sociais relacionadas à saúde, ao bem-estar e ao crescimento da população. Estamos felizes em sermos mais uma vez a 1ª FAP do Brasil a firmar essa parceria com o CNPq que viabiliza a realização da 8ª edição do PPSUS no Espírito Santo”, disse Varejão.
O que é PPSUS?
O PPSUS é uma chamada pública para selecionar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde pública no Espírito Santo. O edital do programa é estruturado pelo Decit, Sctie/MS Ministério da Saúde e parceiros que tem por objetivo fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam às peculiaridades e às especificidades de cada Unidade Federativa (UF).
SERVIÇO:
Vem aí 8ª Edição do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS)
>
São Paulo Veja as cidades campeãs de emprego em maio
São Paulo Entenda o funcionamento especial da Linha 6-Laranja
Geral PM intensifica ações contra o crime organizado no Rio
São Paulo Programa do Governo de SP amplia acesso à mamografia com carretas em 15 cidades
Geral Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 33 milhões
São Paulo Governo de SP realiza Operação Mulher Protegida e prende 174 agressores de mulheres em todo o estado
Geral EBC apresenta plataforma da comunicação pública para TV aberta
São Paulo São Paulo atinge recordes históricos na segurança pública com queda de roubos e menor taxa de homicídios do país
São Paulo Governo de SP alerta para tentativa de golpe envolvendo a Secretaria de Segurança Pública; entenda Mín. 16° Máx. 30°
