Os organizadores da Cachoeiro Stone Fair reuniram a imprensa cachoeirense, nesta quarta-feira (31), para apresentar as novidades da feira deste ano. Entre os destaques apresentados está o aumento na participação de visitantes internacionais. Este ano, a expectativa é reunir visitantes de mais de 30 países.
A Cachoeiro Stone Fair será realizada em Cachoeiro, entre 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. É realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas
A CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze, informou que a expectativa é receber 18 mil visitantes este ano, com a presença de representantes de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
A expectativa de aumentar a participação de visitantes estrangeiros segue tendência que vem sendo percebida nos últimos anos. A edição de 2023 atraiu visitantes de 28 países, enquanto em 2022 foram 23 países.
Esse crescimento chama a atenção, pois apesar do foco no mercado interno, a feira atrai a atenção de expositores e visitantes internacionais interessados em conhecer o mercado brasileiro e seus fornecedores.
Flávia destacou a importância do setor de rochas, que representa 10% do PIB capixaba e conta com uma média de 1,6 mil empresas. O setor gera 25 mil empregos diretos e 110 mil indiretos, sendo uma força motriz significativa na economia regional.
“A gente terá mais de 200 marcas expositoras, ou seja, são mais de 200 empresas apresentando o que há de mais moderno em lançamentos de pedras, maquinários, insumos e tecnologia”, disse a CEO.
Segundo ela, 60% das empresas participantes da feira são da área de maquinários, equipamentos e insumos e serviços, enquanto 40% são de material de pedra natural, incluindo mais de 50 blocos em exposição.
O presidente do Sindirochas, Ed Martins, destacou a feira como uma vitrine única para lançamentos de produtos e para fortalecer a conexão entre clientes e industriais.
“É uma oportunidade única para apresentar seus produtos, principalmente aqueles que têm lançamento. Facilita a conexão não só com os clientes do Brasil, mas também com clientes externos que prestigiam a feira.”
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, comentou sobre a importância nacional da feira.
“É o maior evento do setor de rochas no mercado nacional, vendemos muito e comercializamos muito. Apesar de ser mais conectado ao mercado interno, recebemos muitos clientes do exterior, o que gera negócios significativos.”
Mín. 19° Máx. 22°