
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realizou uma análise dos principais indicadores da atividade turística no Estado com o objetivo de estimar o crescimento do setor no primeiro semestre de 2024. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP, a economia do turismo deve crescer 4,81%, o que eleva o PIB do turismo para acima de R$ 300 bilhões até o fim deste ano.
O destaque é o crescimento do setor aéreo e o aumento da empregabilidade: de janeiro a junho, foram criadas 25,6 mil novas vagas formais no estado de São Paulo, com estimativa de chegar a 47 mil até o fim deste ano, especialmente nos setores de hospitalidade, alimentação e transporte. Os aeroportos regionais registraram um aumento de 9% no número de chegadas de turistas, motivado pela retomada de voos em Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O aumento do fluxo de turistas em destinos do litoral, interior e capital deve ultrapassar, até o fim deste ano, os 46,7 milhões de brasileiros em São Paulo e 2,2 milhões de estrangeiros no estado, totalizando 48,9 milhões de turistas, o maior fluxo total desde o início da pandemia. “O resultado revela o esforço do nosso setor na busca incansável por desenvolver a vocação e a conectividade entre os destinos”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.
A análise do CIET considerou a receita e o volume das atividades turísticas de São Paulo do IBGE; o fluxo de passageiros em carros, ônibus e aviões medido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e pela Socicam, que trabalha com infraestrutura de mobilidade.
Também considera o fluxo de empregos segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); o crescimento do PIB no estado pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e da massa salarial pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Geral EBC apresenta plataforma da comunicação pública para TV aberta
São Paulo São Paulo atinge recordes históricos na segurança pública com queda de roubos e menor taxa de homicídios do país
São Paulo Governo de SP alerta para tentativa de golpe envolvendo a Secretaria de Segurança Pública; entenda Mín. 17° Máx. 30°
