Thursday, 14 de May de 2026
26°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Videomonitoramento

Câmeras do Espírito Santo vão identificar criminosos e pessoas desaparecidas

A partir de segunda-feira (9)

10/09/2024 às 06h27
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Governo do Espírito Santo lançou nesta segunda-feira (9) um projeto piloto de reconhecimento facial, que utiliza câmeras de videomonitoramento instaladas em todo o Estado para identificar criminosos, foragidos e pessoas desaparecidas.

A tecnologia de ponta foi integrada ao Cerco Inteligente, ampliando a capacidade de combate ao crime e a busca por desaparecidos, com alertas em tempo real para as forças policiais.

As câmeras estão operando em ônibus do sistema Transcol e em pontos estratégicos das rodovias, reforçando a segurança pública e a sensação de proteção para a população.

O governador Renato Casagrande destacou a inovação: “Estamos avançando no uso da tecnologia no combate ao crime e em busca da paz social. Migramos de um sistema analógico para um mais adequado aos nossos tempos. O reconhecimento facial vai acrescentar a esse trabalho e ajudar na elucidação de crimes e na localização de desaparecidos.”

A tecnologia utiliza bases de dados como a do Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública (Sispes), da Secretaria da Justiça (Sejus) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). As informações coletadas, segundo o governo, serão mantidas em um banco de dados seguro, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O subsecretário de Transformação Digital da Secretaria do Governo (SEG), Victor Murad, explica que a plataforma de monitoramento dispõe de 290 pontos de coleta, com 1160 câmeras e 90 balanças, distribuídos em todo território capixaba, tendo como objetivo o cerco aos municípios e rodovias.

O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou a importância da modernização: “Essa ferramenta passa a agregar o nosso parque tecnológico, que já conta com o Cerco Inteligente, trazendo resultados excepcionais no combate à criminalidade e na questão das pessoas desaparecidas.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 10h03 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 29°

Fri 29°C 19°C
Sat 29°C 19°C
Sun 28°C 20°C
Mon 32°C 19°C
Tue 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio