Wednesday, 13 de May de 2026
21°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Iema utiliza veículo operado remotamente para monitoramento de peixes recifais

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) deu um importante passo no monitoramento ambiental marinho, utilizando, pela prime...

05/12/2024 às 23h21
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) deu um importante passo no monitoramento ambiental marinho, utilizando, pela primeira vez, um Veículo Operado Remotamente (ROV) para analisar os recifes de corais no Arquipélago das Três Ilhas, localizado na parte marinha da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari. O Arquipélago tem uma das maiores biodiversidades de ecossistemas marinhos do Brasil.

O novo equipamento, que traz uma tecnologia inovadora, permite a observação subaquática de maneira precisa e segura, contribuindo para o avanço do monitoramento da biodiversidade marinha e na compreensão das condições desses ecossistemas. O uso do ROV oferece vantagens em relação aos métodos tradicionais, permitindo a coleta de dados em áreas de difícil acesso e em maiores profundidades, sem a necessidade de intervenção humana direta. 

De acordo com o servidor do Iema, Gilberto Sipioni, a introdução do ROV tem sido uma experiência de aprendizado significativa para a equipe envolvida, em um processo que descreve como uma "curva de aprendizado”. "Neste início, as operações com o ROV exigem ajustes e testes, tanto nas condições de uso quanto nas técnicas de análise dos dados coletados, mas estamos trabalhando para melhorar cada vez mais", afirmou o servidor.

Além de aprimorar o entendimento sobre o comportamento dos peixes recifais, o uso do ROV no Arquipélago das Três Ilhas contribuirá diretamente para a formulação de estratégias mais eficazes de preservação. “Com esse equipamento, teremos dados mais precisos, o que é fundamental para futuras pesquisas e ações voltadas à conservação marinha”, destacou a servidora do Iema, Sandra Ribeiro.

O diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, ressaltou que a ação é um reflexo do compromisso do órgão na preservação ambiental. “Este avanço posiciona o instituto como uma referência na busca por inovação e na utilização de novas tecnologias em prol do meio ambiente e, neste caso, na preservação dos ecossistemas marinhos”, explicou.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 18h03 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Thu 29°C 18°C
Fri 29°C 19°C
Sat 28°C 19°C
Sun 30°C 20°C
Mon 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio