
A elevação do Rio Itapemirim em Cachoeiro de Itapemirim atingiu 3,03 metros acima do nível normal às 17h desta quarta-feira (9). A situação coloca o município em nível 3 de Emergência, que é caracterizado por chuvas de grande intensidade e elevação do rio superior a 2 metros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Daroz, moradores ribeirinhos devem ficar atentos para o rio e acionar a Defesa Civil no caso de necessidade.
Evolução do nível do rio
Segundo os dados da Defesa Civil, a elevação está sendo monitorada ao longo do dia, com as seguintes medições:
• 11h – 2,10m (subindo)
• 14h – 2,50m (subindo)
• 15h – 2,95m (subindo)
• 16h – 2,98m (subindo)
• 17h – 3,03m (subindo)
139 desalojados e ações de assistência
No distrito de Pacotuba, segundo a prefeitura, 139 pessoas foram desalojadas e levadas para o ginásio da comunidade. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão prestando apoio às famílias, realizando cadastros, fornecendo refeições e organizando transporte de móveis com o auxílio de caminhões.

Uma cozinha emergencial foi montada no local para atender as necessidades dos afetados.
Trânsito e alagamentos
O tráfego na Beira Rio, próximo à ponte de ferro, chegou a ser interditado devido ao alagamento. A situação foi agravada pelo furto de fios da bomba responsável por drenar a água acumulada.
Após ação de uma equipe técnica, o sistema foi restabelecido, a bomba voltou a funcionar e a água foi removida. O trânsito na região foi liberado.
São Paulo Número de doadores de órgãos tem alta de 33,2% em São Paulo
São Paulo Um ano sem Cracolândia: Vice-governador comenta ações que resultaram no fim da cena aberta de uso na região central da capital paulista
Stone Fair Cachoeiro Stone Fair 2026
Cultura Comunidades quilombolas de Cachoeiro celebram o 13 de Maio
São Paulo Fim da Cracolândia completa um ano com ações integradas e queda de 70% nos roubos
São Paulo Operação Héstia: Polícia de SP prende 20 procurados por agredir mulheres na capital
São Paulo IPVA 2026: 5ª parcela para placas com final 2 pode ser paga até esta quarta-feira (13)
São Paulo Polícia Civil apreende mais de 3 mil peças de moto falsificadas em Rio Claro
São Paulo Governo de SP lança plataforma para digitalizar licenciamento ambiental e dar mais agilidade aos processos nos municípios Mín. 16° Máx. 28°
