A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação “Smoke Trail”, visando desarticular um esquema de contrabando de cigarros estrangeiros, associação criminosa e lavagem de dinheiro no sul do Espírito Santo. Foram 07 mandatos cumpridos em Cachoeiro de Itapemirim.
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 11 ordens de bloqueio de bens e valores, totalizando até R$ 5 milhões, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba e Itapemirim, além de 9 em Minas Gerais
Durante a operação, foram apreendidas cerca de 75 caixas de cigarros de origem paraguaia, aproximadamente R$ 100 mil em dinheiro, uma arma de fogo e quatro veículos. Três pessoas foram presas em flagrante.
Além do contrabando de cigarros, os envolvidos serão responsabilizados pelo crime de lavagem de dinheiro, uma vez que foi descoberta a forma da movimentação financeira da rede criminosa, consistente em realização de depósitos de recursos oriundos da prática criminosa em contas de terceiros, que eram utilizados como “laranjas conscientes”. Além da movimentação bancária sem origem, esses mesmos laranjas eram utilizados para registrar imóveis de propriedade do líder da associação criminosa.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de contrabando, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 18 anos de prisão, além de multas.
Investigação
A investigação teve início após a prisão em flagrante de um homem, em 2023, que conduzia um caminhão carregado com 220 caixas de cigarros de origem estrangeira.
A continuidade das investigações viabilizou a constatação da existência de uma rede de distribuição de cigarros no Estado do Espírito Santo, contando com caminhões e motoristas especializados no transporte de cigarros contrabandeados escondidos no meio de cargas lícitas.
Mín. 21° Máx. 30°