
Nesta sexta-feira (25), às 20h locais (de Roma), na Basílica de São Pedro, aconteceu a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco, que foi trasladado na manhã de hoje da Casa Santa Marta e está exposto para a homenagem dos fieis. O rito, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 66-81), será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
Neste sábado (26), às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
O Colégio Cardinalício aprovou a programação dos “Novendiali”, os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Pontífice falecido, conforme tradição da Igreja. A notificação oficial foi divulgada, com a informação de que as missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio.
A primeira celebração será a Missa Exequial do Papa Francisco, marcada para o dia 26 de abril, às 10h (horário local), no sagrado da Basílica de São Pedro. Nos dias seguintes, continuarão as celebrações dos “Novendiali” em sufrágio do Santo Padre falecido, e cada celebração contará com a presença de diferentes grupos eclesiais, refletindo a universalidade da Igreja e os diversos vínculos do Sumo Pontífice com esses setores.
2º dia: domingo, 27 de abril, às 10h30 (horário local), no adro da Basílica Vaticana: funcionários e os fiéis da Cidade do Vaticano. A concelebração será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado.
3º dia: segunda-feira, 28 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Igreja de Roma. A concelebração será presidida pelo cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.
4º dia: terça-feira, 29 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Cabidos das Basílicas Papais. A concelebração será presidida pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.
5º dia: quarta-feira, 30 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício.
6º dia: quinta-feira, 1º de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Cúria Romana. A concelebração será presidida pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.
7º dia: sexta-feira, 2 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Igrejas Orientais. A concelebração será presidida pelo cardeal Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
8º dia: sábado, 3 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. A concelebração será presidida pelo cardeal Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
9º dia: domingo, 4 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que recebeu mais de 4 mil pedidos de jornalistas para cobrir os eventos relacionados ao falecimento do Papa e 2200 já foram credenciados. Além disso, foi anunciado que as orações do Terço na Basílica de Santa Maria Maior, local onde Francisco será sepultado, continuarão até sábado.
A cerimônia de sepultamento do Papa Francisco e os demais ritos poderão ser acompanhados também, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB, no Youtube (@cnbbnacional).
São Paulo Jaguatirica supera doença e volta à Mata Atlântica com ajuda de centro do Governo de SP
Geral Motoristas de ônibus do Rio iniciam greve nesta segunda-feira
São Paulo Time São Paulo conquista 5 medalhas em etapa do Mundial de tênis de mesa paralímpico
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)
São Paulo Atividade física ao longo da vida reduz risco de depressão na velhice, mostra estudo Mín. 16° Máx. 29°
