
Uma simulação de salvamento de uma vítima presa às ferragens de um veículo e um convite para um cafezinho e um bate-papo sobre a importância de atravessar na faixa. Essas ações podem causar impactos diferentes, mas têm o mesmo objetivo: sensibilizar a população sobre a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para a preservação da vida.
As duas ações integram a campanha Maio Amarelo e são organizadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) , da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) . Neste ano, o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A campanha enfatiza a empatia, a paciência e o cuidado coletivo como pilares fundamentais para um trânsito mais seguro. Diversas ações educativas e de conscientização serão realizadas ao longo do mês, envolvendo escolas, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil.
Simulação de salvamento
Uma encenação reproduzindo um acidente de trânsito grave, provocado pelo excesso de velocidade, no qual uma vítima fica presa às ferragens e precisa ser desencarcerada, poderá ser acompanhada pelas pessoas que passarem pela Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, a partir de 8h30 desta quinta-feira (8/5). A ação é uma parceria da CET-MG com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
A simulação tem o objetivo de alertar sobre as consequências do excesso de velocidade nas vias e, ainda, sobre a complexidade dos atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito. A ideia é também chamar a atenção para os danos psicológicos causados pela perda de vidas ou sequelas provocadas pelos sinistros e até recursos humanos e financeiros empregados.
Café na faixa
Com uma abordagem descontraída e acolhedora, durante a iniciativa “Café na Faixa”, os agentes de educação para o trânsito da CET-MG buscarão sensibilizar os pedestres sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros ao andar no ambiente urbano. A ação vai acontecer na sexta-feira (9/5), na Praça da Savassi, no bairro Funcionários, a partir de 8h30.
Durante a atividade, um café e um lanche serão oferecidos e, neste breve momento, o pedestre tem a oportunidade de desacelerar para participar de uma conversa sobre a travessia de forma segura, uso de passarelas e das faixas, normas de trânsito e mobilidade urbana.
São Paulo Time São Paulo conquista 5 medalhas em etapa do Mundial de tênis de mesa paralímpico
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29) Mín. 16° Máx. 29°
