
Curvelo e região acabam de ganhar um novo aliado na promoção da segurança viária e da cidadania: a Transitolândia, espaço vivencial de trânsito pensado especialmente para o público infantil.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas , por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrurtura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Ecovias Norte de Minas, e tem como objetivo principal levar o conhecimento sobre as leis de trânsito às crianças, de forma lúdica, prática e educativa.
Abrindo as ações do Maio Amarelo, a solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quarta-feira (7/5), na unidade do DER-MG no município da região Central do estado, com a presença de autoridades ligadas ao trânsito, educadores e alunos da rede pública.
Marco educacional
Instalada em uma área especialmente adaptada para simular uma mini cidade, no estacionamento do DER-MG de Curvelo, a Transitolândia conta com faixas de pedestre, placas de sinalização, semáforo funcional e vias sinalizadas, proporcionando uma verdadeira imersão no universo do trânsito.
A coordenação pedagógica será conduzida por educadores do DER-MG, com atividades planejadas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, que terão a oportunidade de vivenciar situações do cotidiano como pedestres, ciclistas e condutores de veículos não motorizados.
“É uma alegria enorme entregar à população da região uma estrutura que une educação, cidadania e segurança viária. Estamos investindo no presente para garantir um futuro com menos acidentes e mais respeito nas vias. Com essa iniciativa em parceria com a Ecovias, o Governo de Minas está fortalecendo e ampliando a educação para o trânsito no interior do estado de forma lúdica e atrativa para as crianças”, afirma o vice-diretor geral do DER-MG, Matheus Novais.
"Nosso objetivo é plantar uma semente de conscientização desde cedo. Crianças bem orientadas hoje serão adultos mais responsáveis amanhã", afirma a diretora superintendente da Ecovias Norte Minas, Amanda Marçal.
Visitas
O espaço será aberto para visitas de escolas públicas e privadas de Curvelo e região, mediante agendamento pelo telefone (38) 3729-1550. As atividades envolvem dinâmicas em grupo, simulações de travessia segura e noções de cidadania no trânsito, sempre com linguagem acessível e adaptada à faixa etária dos participantes.
“A Transitolândia estará aberta para agendamentos a partir de quinta-feira (8/7). Os agendamentos serão para práticas às terças e quintas-feiras. Todas as escolas, públicas ou privadas, podem fazer o agendamento por meio do telefone do DER”, detalha o coordenador regional do departamento em Curvelo, Ricardo Paulino Gomes.
A inauguração da Transitolândia representa um marco para a cidade de Curvelo e para o Norte de Minas, região que concentra importantes rodovias e registra alto fluxo de veículos. Ao apostar na formação cidadã desde os primeiros anos de vida, o projeto atua diretamente na redução de comportamentos de risco no trânsito.
São Paulo Time São Paulo conquista 5 medalhas em etapa do Mundial de tênis de mesa paralímpico
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
São Paulo CPTM terá operação especial para o jogo do Brasil nesta segunda-feira (29) Mín. 16° Máx. 29°
