
Profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejam ser tutores do curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental” podem se inscrever até o dia 15, pelo site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos . A capacitação é ofertada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Ministério da Saúde.
Podem se inscrever trabalhadores da saúde da esfera municipal, estadual ou federal, com pós-graduação e experiência de, pelo menos, um ano no âmbito da Atenção Primária em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que tenham comprovada afinidade com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O edital 030/2025 está disponível no mesmo endereço eletrônico.
O curso tem carga horária total de 120 horas, terá duração de até seis meses e busca fortalecer modelos de cuidado integral considerando os aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais, e assimilando as PICS em estratégias voltadas para a saúde mental. Para isso, utiliza uma abordagem que incentiva a construção do conhecimento a partir de problemas reais e de experiências cotidianas no território.
A remuneração para os tutores é de R$ 2.200 por um período de oito meses e disponibilidade de 20 horas semanais. O curso conta com uma formação pedagógica remunerada e obrigatória de 60 horas, com data prevista para início já em junho deste ano.
>
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
São Paulo Dia Mundial do Turismo: cresce abertura de empresas ligadas ao setor no estado de São Paulo
São Paulo Vai e vem do tempo marca semana de calor e chuva em São Paulo
São Paulo Estações Corinthians-Itaquera e Suzano recebem ação de empregabilidade para jovens
São Paulo Mulheres em situação de violência podem buscar acolhimento sigiloso; saiba como acessar
São Paulo Dia Nacional do Doador de Órgãos: doação de pele pode ser essencial para pacientes com queimaduras graves Mín. 21° Máx. 34°