Sunday, 28 de June de 2026
18°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Saúde Pública

Governo proíbe venda de azeites após denúncia

Azeites Alonso e Quintas D’Oliveira são proibidos por irregularidades

21/05/2025 às 15h30
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução/ web
Reprodução/ web

Resolução nº 1.896, publicada nesta última terça-feira (20) no Diário Oficial da União, proíbe a venda, fabricação, distribuição, propaganda e uso de dois azeites.

A medida da Anvisa tem efeito imediato. Quem continuar comercializando os produtos poderá responder por infração grave, segundo a legislação sanitária em vigor.

A decisão surgiu após denúncia do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), feita em outubro de 2024, durante uma apreensão com produtos de origem desconhecida. As marcas Alonso e Quintas D’Oliveira apresentaram rótulos irregulares e não cumpriam as normas sanitárias exigidas para produção e comercialização no Brasil.

Segundo a Anvisa, os fabricantes não tinham licenciamento sanitário e nem registro no Ministério da Saúde, o que configura diversas infrações legais. 

As análises identificaram óleos vegetais não declarados nos produtos, o que comprometeu a qualidade e a segurança do consumo dos azeites.

Dessa forma, os azeites foram enquadrados como alimentos adulterados, falsificados, corrompidos ou avariados, proibidos de circular no mercado nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 21h11 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 27°

Mon 29°C 16°C
Tue 29°C 17°C
Wed 31°C 18°C
Thu 31°C 17°C
Fri 19°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio