
Oportunidade de expor o trabalho, realização de bons negócios e satisfação com as vendas estão entre os benefícios relatados pelos expositores que participaram do estande do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) na Expoleste 2025. O evento foi realizado entre os dias 21 e 25/5 em Governador Valadares.
Nove expositores participaram gratuitamente, com estandes individuais, na área adquirida pelo instituto no evento. No local, puderam expor e vender seus produtos e fazer novos contatos comerciais. A Expoleste é considerada um dos maiores eventos empresariais do Leste mineiro.
Participaram artesãos, agricultores familiares e microempreendedores nos setores de alimentos, bebidas e decoração. Nos estandes, os visitantes conheceram a beleza e a qualidade de objetos para decoração em coco; artesanato em arte sacra; arte têxtil, colares decorativos e galinhas de cabaça; peças artesanais para iluminação confeccionados em madeira de demolição, metais, ferro, couro e acessórios elétricos.
Na área de alimentação, a oportunidade de conhecer e degustar os deliciosos queijos Minas e Artesanal, carnes defumadas, a tradicional cachaça mineira e outras bebidas artesanais.
Inspiração
Aline Vieira, artista têxtil e instrutora de macramê agradeceu a oportunidade relatando que “financeiramente não teria condição de ter um estande tão maravilhoso com toda essa estrutura, conforto e segurança”.
Ela argumenta que a arte se mantém em três pilares, que são a inspiração, o fazer artístico e a possibilidade de exposição, que é o que o Idene viabilizou para os expositores.
Proprietário da Cachaçaria Ibituruna, com as marcas Ibituruna, Anfitrião e a Catuaba Fly Fox, Túlio de Almeida diz que a participação no evento foi um sucesso e que espera participar nas próximas edições.
O mesmo sentimento é compartilhado por Miguel Miranda, da Queijaria Dukinha. “Participamos pela primeira vez da Expoleste, divulgando nossos produtos. Estamos satisfeitos com as vendas e esperamos estar presentes novamente no próximo ano”, disse.
Crescimento
O diretor geral do Idene, Henrique Oliveira Carvalho, frisa que, ao viabilizar a presença de pequenos empreendedores em eventos como a Expoleste, o instituto cumpre sua missão de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Norte e Nordeste de Minas.
“Muitos expositores não participam de exposições e feiras porque não têm como custear financeiramente a presença nestes eventos. Com a ajuda do Idene, muitos têm participado com sucesso, o que vem contribuindo para o seu crescimento”.
Desde 2023 o Idene esteve presente em 13 feiras e exposições, onde 137 expositores participaram, gratuitamente, do estande instalado pelo Instituto.
São Paulo Governo de São Paulo mobiliza atendimento às famílias atingidas por explosão na zona oeste
São Paulo São Paulo registra menores temperaturas do ano, segundo levantamento da Defesa Civil
São Paulo Frio em SP: massa de ar frio derruba temperaturas para abaixo de 10ºC nesta semana
São Paulo Poupatempo Móvel chega a Nova Europa e São Lourenço da Serra nesta semana
São Paulo Polícia Militar prende 4 foragidos em estádios de futebol em São Paulo com Muralha Paulista
Infraestrutura Governo de Minas participa da posse do novo presidente da Cemig
Desenvolviment... Carteira de crédito do BDMG chega a inéditos R$ 10 bilhões com maior liberação de crédito a empresas e municípios
São Paulo Moda, criatividade e futuro: jovens da Fundação CASA abrem mostra no Centro Universitário Senac – Santo Amaro
São Paulo PM impede fuga e prende quatro por tentativa de furto a residência na zona norte da capital Mín. 16° Máx. 23°
