
A Modal Expo 2025 encerrou sua primeira edição nesta quinta-feira (05), no Pavilhão de Carapina, superando expectativas e movimentando mais de R$ 65 milhões em negócios. Com mais de 7 mil visitantes em três dias, a feira já tem nova edição confirmada para 2026.
O evento reuniu 100 marcas expositoras, 74 painelistas e ofereceu 72 horas de conteúdo, consolidando-se como a maior feira de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo.
Representantes de 22 estados participaram da feira, destacando o potencial logístico capixaba. Para o presidente do Sincades, Idalberto Moro, a Modal Expo cumpriu sua missão de ser um espaço estratégico de inovação e desenvolvimento. “A força do setor está na capacidade de abastecer, transformar e cooperar”, afirmou.
Segundo o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, a feira confirmou o Espírito Santo como um futuro hub logístico nacional. “Mais que uma feira, foi um ambiente de conexão entre setor produtivo, operadores logísticos, agentes públicos e investidores”, ressaltou.
Para Luiz Alberto Teixeira, presidente do Transcares, o evento superou todas as expectativas. “Tivemos mais de duas mil pessoas no primeiro dia. Todos os estandes relataram negociações concretas e alta procura”, disse.
Entre os destaques, o painel “Parklog/ES” apresentou o complexo intermodal que deve reposicionar o Espírito Santo no cenário logístico. O projeto prevê mais de R$ 5,5 bilhões em investimentos até 2026, com destaque para o Porto da Imetame, em Aracruz.
O debate contou com autoridades como Celso Guerra (Subsecretário de Integração do ES), Alexandre Billot (Portocel) e Bruno Carlesso (Imetame). A proposta do Parklog é integrar portos, rodovias, ferrovias e áreas empresariais, sob gestão privada com interesse público.
Outro destaque foi o projeto e-Trânsito, dispositivo eletrônico que monitorará cargas em tempo real pelos portos capixabas. A tecnologia entra em fase de testes em julho e é resultado de parceria entre Sindiex, Sincades, Ifes e outros órgãos.
Durante a feira, também ocorreu o Seminário Itinerante NTC & Logística, com palestras sobre inovação na gestão de motoristas, inteligência artificial na logística e questões jurídicas do setor.
Expositores comemoraram os negócios fechados e a qualidade do público. Empresas como ES Gás, Portocel e Vports já confirmaram presença na próxima edição.
“A Modal foi vitrine para o papel do gás na transição energética”, disse Fabio Bertollo, da ES Gás. Já Alexandre Billot, da Portocel, afirmou que a feira fortaleceu parcerias e destacou a importância da eficiência e sustentabilidade. Para Gustavo Serrão, CEO da Vports, o evento reforçou o Espírito Santo como um polo logístico estratégico para o país.
A Modal Expo é realizada pela Milanez & Milaneze (grupo Veronafiere) e Liga de Marketing. A promoção é de Sindiex, Sincades e Transcares. A feira contou com apoio de entidades como Fecomércio, Findes, Sebrae e patrocínios de empresas públicas e privadas, como Cesan, Banestes, Portocel e ES Gás.
São Paulo Defesa Civil de São Paulo atua em área atingida pelo terremoto na Venezuela
São Paulo Exposição no Museu de Zoologia explora a grandiosidade da Amazônia a partir das pequenas espécies
São Paulo Bom Prato terá horário especial de funcionamento nesta segunda-feira (29) por causa do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo Tecnologia baseada em fibras sintéticas recicladas permite produzir água potável a partir da umidade do ar
São Paulo Homens idosos que dormem mais de nove horas têm maior risco de perder mobilidade, diz estudo
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
São Paulo Com apoio da USP, novo centro vai usar IA para ajudar a gestão pública paulista na análise de leis e decretos
São Paulo Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)
São Paulo Conheça as obras e ações previstas para aumentar a resiliência no abastecimento de água de SP Mín. 16° Máx. 27°
