
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) se reuniu, nessa segunda-feira (9/6), com representantes de comunidades tradicionais de Fortuna de Minas e da prefeitura do município para tratar de iniciativas de melhoria no sistema de abastecimento de água local. As ações estão previstas no Acordo de Brumadinho e foram priorizadas por meio de consulta popular específica para Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).
A reunião realizada na Cidade Administrativa evidencia o processo de escuta construído no âmbito do Acordo de Reparação para esses projetos. O objetivo é garantir o acesso contínuo e seguro à água para as comunidades quilombolas e de pescadores artesanais — Comunidades de Beira Córrego, Casa Nova, Córrego de Areia, Retiro dos Moreiras e Três Barras – localizadas na zona rural de Fortuna de Minas.
Entre as soluções previstas, estão a adequação de poços artesianos já existentes, a instalação de novos reservatórios e a implantação de sistemas simplificados de tratamento de água, considerando as especificidades e as demandas identificadas em conjunto com os moradores.
“O projeto reforça a importância da escuta no Acordo e mostra que a construção conjunta entre comunidades, prefeituras e compromitentes é decisiva para a efetividade das ações. As soluções partem de demandas reais e consideram as especificidades locais, com o apoio técnico do Poder Público na execução das políticas”, afirmou a superintendente Central de Reparação Pró-Brumadinho da Seplag-MG, Geovana Santos.
As ações em discussão integram o Anexo I.3 do acordo, com foco em Povos e Comunidades Tradicionais. O rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019, causou 272 mortes, além de danos sociais, econômicos e ambientais na região atingida da Bacia do Paraopeba e em Minas Gerais.
“Essa iniciativa vai além do acesso à água. Trata-se de um projeto de saúde e dignidade. É urgente que saia do papel”, afirmou Juliano Cunha, liderança da Comunidade de Córrego de Areia.
A coordenação das ações está sendo feita pela Seplag-MG junto às demais Instituições Compromitentes do Acordo – Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG). As propostas discutidas nesta agenda, construídas pelas comunidades e pela Prefeitura, serão encaminhadas aos compromitentes e, após a autorização judicial para conversão de obrigações ao município, a Prefeitura de Fortuna de Minas será responsável pela execução dos projetos.
São Paulo Primavera pode desencadear crises respiratórias; veja cuidados
São Paulo Inscrições para quase 1,4 mil vagas em cursos gratuitos encerram neste domingo (27)
São Paulo Famílias com renda de até três salários mínimos podem obter cartas de crédito para 1º imóvel no interior de SP Mín. 21° Máx. 34°