
O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta segunda-feira (23/6), a primeira de cinco audiências públicas para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.
A audiência será realizada, às 19h, no Centro de Educação Ambiental (Rua Lauro Magalhães Santeiro, 1491 – Chácara dos Cristais) e também será transmitida pela internet, no canal do Youtube da Seinfra .
O novo terminal em Nova Lima deverá ocupar uma área com mais de 12 mil metros quadrados, próximo da rodovia MG-030, no bairro Fazenda do Benito. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.
Além de Nova Lima, o projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.
Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.
A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Terminais
Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.
A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.
No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.
Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.
O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.
São Paulo Moda, criatividade e futuro: jovens da Fundação CASA abrem mostra no Centro Universitário Senac – Santo Amaro
São Paulo PM impede fuga e prende quatro por tentativa de furto a residência na zona norte da capital
Infraestrutura Minas avança em tecnologia sustentável nas rodovias com uso de asfalto-borracha
São Paulo Governo de SP promove treinamento inédito para imprensa sobre cobertura segura de incêndios florestais por meio da Operação SP Sem Fogo
Geral Brasil terá Dia Nacional em Memória de Vítimas do Trânsito
São Paulo CDHU Móvel completa 1 ano com quase 35 mil atendimentos
São Paulo Governo de SP aplica maior sanção da história contra Fast Shop por irregularidades em ICMS
São Paulo Atualização de rebanhos começa com contribuição obrigatória para Fundesa
São Paulo SP reduz poluição na bacia dos rios Tietê e Pinheiros e leva esgoto tratado a 3 milhões de pessoas após desestatização do serviço Mín. 19° Máx. 25°
