Saturday, 20 de April de 2024
19°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Cultura Bienal

Bienal celebra os 60 anos da Academia Cachoeirense de Letras e lança livros

Veja programação completa

28/05/2022 às 10h04
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Bienal celebra os 60 anos da Academia Cachoeirense de Letras e lança livros

Nestes dois últimos dias de programação, a Bienal Rubem Braga terá, entre suas atividades, lançamentos de livros e a sessão solene de comemoração dos 60 anos da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

Os eventos começam a partir de 10 horas deste sábado (28) e seguem até às 15 horas de domingo (29), com atividades presenciais e on-line.

A sessão da Academia Cachoeirense de Letras ocorrerá, neste sábado (28), às 15h.

O evento que será realizado, presencialmente, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), poderá ser acompanhado por meio do canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) no YouTube (youtube.com/semcultcachoeiro).

Com o tema “Literatura e as narrativas de 60 anos da Academia Cachoeirense de Letras”, a atividade contará com a fala dos acadêmicos fundadores: Paulo de Tarso Medeiros, Bruno Torres Paraíso, Solimar Soares e Evandro Moreira.
Também estão, na pauta, o lançamento da data de abertura do Concurso Literário Escolar e, ainda, a homenagem ao paleógrafo João Eurípedes Franklin Leal, que receberá o Título de Membro Honorário da Academia.

“Será um evento de grande relevância pelo que a Academia representa para a cultura de nossa cidade. A história e a cultura caminham juntas, é impossível dissociá-las e a Academia de Letras se orgulha em fazer parte da história de uma cidade tão fecunda, com tantos nomes que enriquecem a literatura e as artes”, avalia a presidente da Academia, Marilene Depes.

 Lançamentos de livros

Também com transmissão ao vivo, as mesas de lançamento de livros, que acontecerão no sábado (28), às 10h, e domingo (29), às 10h e às 14h, apresentarão, ao público, 14 títulos de autores cachoeirenses e de outra partes do país dos mais variados gêneros, como poesias, crônicas e romances.

Além disso, a programação da Bienal também continua, durante o fim de semana, em centros culturais do município. No sábado (28), as exposições especiais, na Casa dos Braga (“100 Palavras Rubem e Newton), na Casa da Memória (“Rubem e Suas Memórias”) e no Museu Ferroviário (“Acervo: Crônicas de Uma Ferrovia), estarão abertas das 8h às 15h.

No domingo (29), apenas a Casa dos Braga estará em funcionamento, no mesmo horário.

 Público pode assistir às atividades já realizadas

Ao longo da semana, a 8ª Bienal Rubem Braga realizou uma série de mesas de debates com autores de grande expressão no cenário literário nacional e internacional.

Quem não conseguiu acompanhar as atividades pode assistir às gravações das conversas, disponíveis, no canal da Semcult, no YouTube.

Participaram das mesas os escritores: Carolina Munhóz, Antônio Torres, Henrique Rodrigues, Claufe Rodrigues, Roberta Malta, Isa Colli e Micheliny Verunschk

 Programação

 Sábado (28)

  • 10h – Mesa de lançamentos de livros: “Entre o cuidar e o curar”, Luciene Carla (Cachoeiro de Itapemirim); “E-books: jogos teatrais e memorial”, Roberto Carlos Farias de Oliveira (Cachoeiro de Itapemirim; Antologia Poética “Lembranças” , Rômulo Farias de Oliveira / Roberto Carlos Farias de Oliveira / Thatiane Cardoso / Lucimar Costa e outros (Cachoeiro de Itapemirim). Mediadora: Valquíria Rigon Volpato.
  • 15h – Mesa: “Sessão solene da Academia Cachoeirense de Letras”.
  • 8h às 15h – Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”: “Rubem e Suas memórias” – Exposição.
  • 8h às 15h – Museu Ferroviário “Domingos Lage”: “Acervo Crônicas de uma ferrovia” – Exposição.
  • 8h às 15h – Casa dos Braga: “100 palavras Rubem e Newton” – Exposição.

 Domingo (29)

  • 10h – Mesa de lançamento de livros: “Escrita Instrumento de luta”, Marilene Depes (Cachoeiro de Itapemirim); “Samples”, Savio Lima Lopes (Cachoeiro de Itapemirim); “Do casulo ao voo”, Leidiane Malini (Cachoeiro de Itapemirim) e “Jongo de Marataízes”, “São José do Calçado” e “Os pescadores do porto da Barra de Itapemirim”, Bárbara Pérez (Marataízes). Mediadora: Valquíria Rigon Volpato.
  • 14h – Mesa de lançamento de livros: “Trânsitos da alma”, Elaine Dal Gobbo (Cariacica); “Minha tia guardiã”, Deane Monteiro Vieira Costa (Vitória); “Humanidade universal”, Josué Nascimento (São Paulo) e “O carcará” e “Duda e o pedagogo”, Aélcio De Bruim (Cachoeiro de Itapemirim). Mediadora: Valquíria Rigon Volpato.
  • 8h às 15h – Casa dos Braga: “100 palavras Rubem e Newton” – Exposição
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 25°

Sun 26°C 17°C
Mon 29°C 18°C
Tue 30°C 20°C
Wed 31°C 20°C
Thu 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes