
Como parte da programação da nova edição do MAES TONS 2025, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) apresenta, no próximo sábado (28), das 15h às 18h, o lançamento do “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas”. Desenvolvido pela União de Dançarines do Espírito Santo (UDES), o projeto integra a agenda do Museu em parceria com o coletivo, somando-se a uma série de ações que vêm reposicionando o MAES como espaço de articulação entre diferentes linguagens e práticas culturais.
O evento é gratuito e aberto ao público, e contará com apresentação da DJ Thais Apolinário e show musical “Pretaô”, com os artistas Ada Koffi e JaySant’. Um dos momentos centrais será o lançamento da plataforma on-line ( www.acervoencontrosdedancasurbanas.com ), que disponibiliza mais de 100 fotografias e cerca de 20 vídeos dos Encontros de Danças Urbanas, realizados desde 2009 em diferentes territórios da Grande Vitória. O acervo busca fortalecer a memória das danças urbanas e afrodiaspóricas capixabas, promovendo a valorização da cultura negra e periférica.
Linguagens da street dance
Fundada em 2008 pela dançarina, educadora física e pesquisadora Yuriê Perazzini, em parceria com a visual merchandiser Zênia Cáo, a União de Dançarines do Espírito Santo (UDES) surgiu com o objetivo de fomentar as linguagens da street dance nas ruas do Estado. A partir de sua vivência nas manifestações da diáspora africana no Brasil, Yuriê transformou o amor pelas danças afro-brasileiras em ofício e missão.
Desde então, a UDES se tornou referência na valorização das culturas urbanas, reunindo cerca de 40 integrantes ao longo de sua trajetória e mantendo atividades contínuas no espaço cultural Casa Urbana (CASU), localizado em Maruípe, Vitória.
O acervo digital apresenta a história dos Encontros de Danças Urbanas — espaços de formação, convivência e liberdade — e evidencia o papel da entidade na construção de uma identidade cultural coletiva para a juventude negra e periférica do Espírito Santo. O primeiro episódio da websérie “Encontros de Danças Urbanas” também estará disponível no site.
Maes Tons
Desde 2022, o MAES TONS tem ampliado o escopo de atuação do Museu ao propor uma leitura expandida das artes visuais e sua intersecção com outras expressões artísticas, como a música, a dança, a poesia urbana e a cultura popular. Ao integrar ações como a do Acervo UDES — contemplado pelo Edital 06/2023 da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) — o MAES reafirma seu compromisso com a escuta ativa e com o fortalecimento de narrativas contra-hegemônicas produzidas em coletividade.
Mais do que espaço expositivo, o Museu vem se consolidando como campo de produção crítica, de vivência e experimentação estética. Ao incorporar manifestações culturais oriundas das ruas em sua programação oficial, o MAES tensiona os limites tradicionais das instituições de arte e se posiciona de forma ética e política na paisagem cultural contemporânea, contribuindo para a ampliação de repertórios, a formação de novos públicos e a construção de sentidos plurais.
Serviço:
MAES TONS 2025 – Lançamento do Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas
Data: 28 de junho de 2025 (sábado)
Horário: das 15h às 18h
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória/ES
Atrações: DJ Thais Apolinário e show musical Pretaô, com Ada Koffi e JaySant’
Entrada gratuita | Classificação: livre

>
São Paulo PM impede fuga e prende quatro por tentativa de furto a residência na zona norte da capital
Infraestrutura Minas avança em tecnologia sustentável nas rodovias com uso de asfalto-borracha
São Paulo Governo de SP promove treinamento inédito para imprensa sobre cobertura segura de incêndios florestais por meio da Operação SP Sem Fogo
Geral Brasil terá Dia Nacional em Memória de Vítimas do Trânsito
São Paulo CDHU Móvel completa 1 ano com quase 35 mil atendimentos
São Paulo Governo de SP aplica maior sanção da história contra Fast Shop por irregularidades em ICMS
São Paulo Atualização de rebanhos começa com contribuição obrigatória para Fundesa
São Paulo SP reduz poluição na bacia dos rios Tietê e Pinheiros e leva esgoto tratado a 3 milhões de pessoas após desestatização do serviço
São Paulo Entre fios e afetos: o SuperAção SP e as histórias de mães e filhas que escolheram a presença como a maior demonstração de amor Mín. 19° Máx. 25°
