O curta-metragem Status Manequim (23 minutos, ficção, 2025), dirigido por Sara Passabon, será exibido em três cidades do Espírito Santo durante o mês de julho.
A primeira exibição será nesta sexta-feira (04), em Vargem Alta, na Estação Ferroviária, às 19h30. Depois, o filme será apresentado em Vitória, no Sesc Glória (dia 09).
Em Cachoeiro será apresentado no espaço Sessão 103 (dia 18). De 18 a 31 de julho, o público também poderá assistir ao curta no canal da produtora Tangerinas do Deserto no YouTube.
A história se passa em um futuro imaginário, onde são encontrados registros de um documentário inacabado sobre um programa criado em Vargem Alta por uma empresa suíça.
A proposta era transformar mulheres em manequins para reduzir os impactos ambientais causados pelos seres humanos. No entanto, um grupo de mulheres se revolta contra esse projeto.
O filme mistura ficção científica com críticas sociais, trazendo referências irônicas à realidade de Vargem Alta, conhecida como “Suíça Capixaba”.
Também aborda temas como a cultura digital e a opressão de gênero, usando objetos e símbolos para representar essas questões.
Esse é o primeiro curta dirigido por Sara Passabon, que já tem uma trajetória reconhecida no teatro como diretora, professora e pesquisadora. No cinema, ela já trabalhou com direção de arte, roteiro e preparação de elenco em outras produções.
Segundo Sara, a intenção com Status Manequim é provocar reflexões. “Quis brincar com o que se espera de um filme e desafiar a ideia de que cinema precisa seguir um padrão técnico ou narrativo. Não quis agradar, mas sim provocar”, afirma.
O curta foi realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura.
Mín. 15° Máx. 30°