
O cenário histórico, econômico e político da China é o tema do próximo programa DR com Demori , com a participação do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Elias Jabbour.
Na conversa, o pesquisador compartilha a experiência de vida no país asiático e discute se existe uma definição objetiva para o sistema vigente. Além disso, aborda o papel do dólar na economia e sua descentralização em um mundo multipolar. A atração vai ao ar às 23h desta terça-feira (8), na TV Brasil.
Com uma trajetória de mais de 30 anos de estudos e vivências sobre a China, Jabbour afirma que o país representa um caso à parte no cenário atual, com diferenças marcantes em relação ao Ocidente . “Você respira prosperidade, percebe que o país está entregando um futuro para sua população”, afirma.
No entanto, o professor acrescenta que há desafios, como a concentração de renda e a questão ambiental.
“Existe uma diferença entre ricos e pobres que tende a diminuir ao longo do tempo. Mas a pobreza extrema e o mal-estar que ela gera não são perceptíveis na sociedade”, defende.
Para ele, definir a dinâmica social e política da China é uma tarefa que exige uma visão ampla. Para Elias Jabbour, é necessário desenvolver uma nova ciência social e novas teorias para compreender o país asiático.
“É um conjunto de características que podem identificar aquilo como socialismo: uma economia baseada na grande propriedade pública, na produção e nas finanças, em que o governo comunista utiliza a razão como instrumento de transformação”, explica.
Em paralelo ao Brasil, o professor aponta: “o nosso problema é político, pois não há uma constituição no país que traga clareza sobre os caminhos que queremos seguir”.
Ele também afirma que a multipolaridade já é uma realidade atualmente. “A minha preocupação é como vamos observar essa transformação e usá-la como uma grande oportunidade de desenvolvimento”, analisa.
Nesse cenário, com diferentes vertentes emergindo, o dólar tem sido questionado como principal moeda de poder internacional, sobretudo devido à interferência dos Estados Unidos.
“Existe uma tendência mundial de grande desconfiança. Os países estão buscando, cada vez mais, meios de integração financeira entre si”, conclui.
O DR com Demori também está disponível, na íntegra, no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa ainda é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC , e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.
Geral Brasil terá Dia Nacional em Memória de Vítimas do Trânsito
São Paulo CDHU Móvel completa 1 ano com quase 35 mil atendimentos
São Paulo Governo de SP aplica maior sanção da história contra Fast Shop por irregularidades em ICMS
São Paulo Atualização de rebanhos começa com contribuição obrigatória para Fundesa
São Paulo SP reduz poluição na bacia dos rios Tietê e Pinheiros e leva esgoto tratado a 3 milhões de pessoas após desestatização do serviço
São Paulo Entre fios e afetos: o SuperAção SP e as histórias de mães e filhas que escolheram a presença como a maior demonstração de amor Mín. 19° Máx. 25°
