
O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) , promoveu, nesta segunda-feira (14/7), um evento para aproximar as oportunidades de desenvolvimento dos municípios mineiros junto ao Estado. O “Dia D - Desenvolvimento: sua cidade, novas oportunidades” reuniu mais de 100 prefeitos com o governador Romeu Zema, o vice-governador Mateus Simões e a secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa, no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O encontro concretiza esforços conjuntos e a transformação que acontece diariamente por conta da conexão do Governo de Minas com o sistema de desenvolvimento econômico e os municípios mineiros, tornando Minas um estado de economia sólida e diversificada, com grande potencial para atrair novos investimentos.
| ||||
"Os prefeitos sabem que nós somos um governo parceiro, que demonstramos em ações que estamos ao lado deles. Não tem como o Estado avançar e dar certo e não for feito um trabalho a quatro mãos com as prefeituras", ressaltou o governador Romeu Zema. | ||||
| ||||
Prefeitos e gestores de municípios de todas as regiões de Minas Gerais marcaram presença e foram apresentados às ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios, atração de investimentos, diversificação dos setores produtivos, além de incentivos ao desenvolvimento de tecnologia e inovação.
Nos painéis, foram apresentadas ações da Sede-MG e das entidades que integram o sistema de desenvolvimento econômico mineiro, como a Invest Minas , a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) .
Por meio de políticas públicas estratégicas, o Governo de Minas prepara os municípios para se tornarem ambientes propícios ao crescimento, inovação e geração de empregos, o que gera benefícios diretos à população, conforme o vice-governador apresentou aos prefeitos mineiros.
| ||||
"O governo está aqui para servir os 853 municípios mineiros, vocês que estão na linha de frente de cada uma dessas cidades. É exatamente por isso que estamos cuidando para gerar emprego e levar infraestrutura a todas as regiões de Minas", destacou Mateus Simões. | ||||
| ||||
"Com isso, senhores, continuem trabalhando, porque os mineiros precisam do trabalho feito nos municípios e o nosso sistema de desenvolvimento econômico está pronto para ser o motor da chegada de uma vida melhor para cada um", concluiu Simões.
Programas
Durante o Dia D, houve um reconhecimento das cidades que avançaram dentro do programa Minas Livre Para Crescer, criado para desburocratizar o estado e torná-lo o mais livre para se empreender do Brasil.
Mais de 560 municípios já aderiram às políticas de liberdade econômica, maior índice nacional, e, com isso, Minas Gerais tem superado cada vez mais o número de aberturas de empresas e de geração de empregos.
A programação também incluiu a adesão de municípios ao Cidades do Futuro, iniciativa do Estado que busca transformar o setor público municipal por meio da inovação da gestão pública, permitindo mais atração de investimentos e criação de negócios.
O projeto já foi implantado por 100 prefeituras que, com soluções práticas, conseguem deixar seus serviços cada vez mais próximos dos cidadãos.
| ||||
"Nós pensamos o Dia D como uma forma de apresentar para os prefeitos e gestores municipais o nosso sistema de desenvolvimento econômico e os programas existentes para criar uma forma de cooperação entre os gestores e o Estado", descreveu a secretária Mila Corrêa da Costa. | ||||
| ||||
Reflexos
No primeiro semestre do ano, já foram 58.399 novos empreendimentos formalizados, superando em mais de 21% o resultado do ano passado, segundo levantamento realizado pela Jucemg.
Todas as regiões do estado apresentaram saldo positivo, com destaque para o Vale do Jequitinhonha/Mucuri, que cresceu 33,68% no comparativo analisado.
Outro marco atingido foi o recorde de investimentos atraídos desde 2019, com mais de R$ 495 bilhões em investimentos privados, distribuídos em mais de 300 cidades mineiras. Isso garantiu a geração de mais de 990 mil empregos ao longo desses últimos anos.
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão Mín. 16° Máx. 27°
