
Em 2025, o Governo de Minas , por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) , está investindo mais de R$ 700 milhões em serviços de infraestrutura rodoviária por meio dos novos contratos de manutenção e conservação, que atendem as 40 unidades regionais da autarquia em todo o estado.
O aporte de recursos representa um aumento de 125% em comparação ao praticado em 2022, que foi da ordem de R$ 310 milhões, e vai permitir a revitalização de mais de mil quilômetros de segmentos rodoviários até o final do ano.
| ||||
"O DER-MG vem investindo cada vez mais na malha rodoviária estadual. O resultado é que temos rodovias melhores na medida da evolução das obras que acontecem em todas as regiões mineiras", destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares. | ||||
| ||||
Segundo ele, dados consolidados sobre a qualidade da malha estadual mineira, levantados pela equipe do DER-MG, apresentam queda no índice de rodovias consideradas ruins, passando de 22,1% em outubro de 2022 para 13,4 %, em abril de 2025, redução de quase 9%. Neste mesmo período, o índice de rodovias boas subiu, saltando de 34,1% para 45,9%.
Os novos contratos abrangem dezenas de obras de manutenção e conservação, tanto na rede pavimentada quanto na não pavimentada, e inclui, também, a recuperação de aterros, revitalização de sinalização, podas, capinas, entre outras atividades.
Um exemplo de trabalho já realizado por meio dos novos contratos é a MG-255, entre Cruzeta e Tapagipe, no Triângulo Mineiro. O trecho foi todo revitalizado e ganhou nova sinalização nas pistas, além de serviços de limpeza dos dispositivos de drenagem, capina, e outras intervenções.
Em outro ponto do estado, na região Central, o DER está revitalizando o pavimento da MGC-259, entre Curvelo e Felixlândia e entre Curvelo e Presidente Juscelino, em uma extensão de mais de 85 quilômetros.
O novo modelo de contrato praticado pelo DER-MG tem permitido mais agilidade nas respostas às demandas que surgem no dia a dia, sobretudo em período de chuvas, que temos enfrentado de forma mais tranquila que em anos anteriores, por causa do grande volume de recursos, conforme explica o diretor-geral.
“No momento estamos com apenas com dois trechos de interrupção total, um em Botumirim, Norte de Minas (projeto concluído) e outro na região Central, em Igaratinga (projeto em andamento). Além disso, são apenas sete pontos com tráfego por meio de variante e em todos já fase de licitação”, detalha Tavares.
Além das obras de conservação e manutenção de natureza continua, previstas nos novos contratos, o Governo de Minas deve terminar 2025 com outro dado importante. Serão mais de 2,2 mil quilômetros de rodovias estaduais recuperadas por meio o programa Caminhos pra Avançar.
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão Mín. 16° Máx. 27°
