Monday, 04 de May de 2026
20°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Economia Negócios

Crise do diesel: aumentar produção de biodiesel pode ser solução

Informação divulgada pela Petrobras, na semana passada, de que há risco de faltar diesel derivado de petróleo para abastecimento no Brasil agrava a...

31/05/2022 às 11h40
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Divulgação Biodiesel
Divulgação Biodiesel

A informação divulgada pela Petrobras, na semana passada, de que há risco de faltar diesel derivado de petróleo para abastecimento no Brasil agrava a segurança energética do país. Uma vez que as usinas de biodiesel estão com capacidade ociosa projetada para 2022 em torno de 50%, os produtores rurais, de óleo de soja e de biodiesel, além de parlamentares federais defendem que o governo avalie aumentar a mistura de biodiesel ao diesel com urgência.

Atualmente, apenas 10% desse biocombustível é acrescentado ao diesel de petróleo à venda nas bombas. A mistura é benéfica para a saúde humana, uma vez que reduz as emissões de poluentes na atmosfera.

A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), do Congresso Nacional, e os produtores defendem a elevação da mistura para 14% pelo menos. Os produtores são representados pelas entidades: ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais; APROBIO - Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil; e UBRABIO - União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene.

Segundo a FPBio, a autorização federal para aumentar a produção e a mistura de biodiesel resultaria em menor dependência de diesel importado; iria estimular a produção desse biocombustível nas 55 usinas situadas em 14 estados; iria beneficiar cerca de 74 mil famílias de agricultores familiares, que fornecem matéria-prima para as usinas.

Outro fator positivo é que a maior produção de biodiesel iria resultar em mais produção de farelo, subproduto do esmagamento de soja para fabricar o óleo. A maior oferta de farelo pode contribuir para baixar o custo da ração animal e, consequentemente, o custo da produção de carnes - de suínos, peixes, frangos e até ovos - para consumo interno e para exportação.

Os produtores alertam que o aumento da produção de biodiesel aconteceria gradualmente após a autorização do governo federal, já que não é possível multiplicar a produção no curtíssimo prazo.

O Brasil já gastou este ano US$ 3,4 bilhões para importar diesel de petróleo. Com o risco de desabastecimento, o preço do derivado deve aumentar esta conta para o governo. Com um teor de mistura de 14% de biodiesel, o país economizaria a importação de 2,5 bilhões de litros anuais. Além disso, a FPBio informa que agindo assim, o Brasil investiria na produção nacional, com consequente movimentação econômica local, em vez de financiar negócios no exterior via importação de diesel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 02h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 23°

Tue 28°C 17°C
Wed 28°C 17°C
Thu 29°C 19°C
Fri 29°C 18°C
Sat 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio