
O Governo de São Paulo inaugurou neste sábado (2) mais uma unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), desta vez em Olímpia. Com a entrega, o Centro Paula Souza (CPS) amplia o acesso ao Ensino Superior Tecnológico gratuito e passa a administrar 83 Fatecs distribuídas em 76 municípios paulistas, sendo três deles na região administrativa de Barretos.
Com cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho, a Fatec Olímpia tem mais de 1.8 mil metros quadrados de área construída. Em pavimento único, o espaço conta com 14 salas de aulas, dois laboratórios de informática, biblioteca, além de refeitório e banheiros com acessibilidade.
“Temso certeza que, ao longo dos cursos, os jovens já estarão empregados. Quando falamos de ensino superior, como é o caso da Fatec, estamos falando de mais chance de empregabilidade e melhores salários.”, disse vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, que participou da cerimônia de inauguração.
A implantação da faculdade seguiu o modelo de parceria entre a gestão estadual e a municipal. A Prefeitura de Olímpia ficou responsável pela locação e reforma do prédio que abrigará a unidade.
Já o Governo do Estado de São Paulo deve investir R$ 1.2 milhão na compra de mobiliário e equipamentos, enquanto o Centro Paula Souza elaborou o projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores. As instalações da unidade serão compartilhadas com a Faculdade de Olímpia (Uniesp).
“O Governo de São Paulo acredita que o desenvolvimento sustentável do estado depende da ciência, da tecnologia e da inovação”, disse o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
As atividades da unidade terão início neste segundo semestre, com os cursos superiores de tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Gestão de Turismo, ambos com turmas no período noturno. A escolha dos cursos está alinhada às vocações econômicas da cidade e às novas demandas do mercado de trabalho.
Além da nova Fatec, Olímpia conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Carlos Seno Junior. Implantada em 2010, a unidade tem atualmente 654 alunos matriculados em dois cursos técnicos (Administração e Recursos Humanos) e outros três cursos integrados ao Ensino Médio (Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química).
Ouça o discurso do vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth:
Ouça o discurso do ecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan:
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão
São Paulo Agência SP Verifica: o que é verdade e o que é mentira sobre o reajuste dos pedágios em SP
São Paulo Inscrições para a 2ª edição do Prêmio SP Carbono Zero terminam no dia 3 de julho
São Paulo Dia das Micro e Pequenas Empresas: Governo de SP fortalece negócios com acesso a crédito e qualificação Mín. 18° Máx. 29°
