
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início nesta sexta-feira (22) ao período de definição, pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, do itinerário formativo para os próximos dois anos letivos. As opções para os mais de 400 mil alunos matriculados na primeira etapa do Ensino Médio são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. No fim do primeiro semestre, a Secretaria da Educação aplicou uma pesquisa que foi respondida por 239,6 mil pessoas, entre responsáveis legais e alunos e, dos participantes, 98% dos familiares e 72% dos alunos disseram ter preferência pelo itinerário técnico.
O processo de escolha vai de 22 de agosto a 14 de setembro, mesmo período para novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026. Cada estudante deve registrar quatro opções em acesso à Secretaria Escolar Digital (SED ). Para aqueles que optarem pelo itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Se um estudante optar pelo ensino técnico, deve indicar seus cursos de preferência. Neste caso, são 11 os cursos oferecidos dentro das próprias escolas estaduais, por professores da Seduc-SP e do Centro Paula Souza, além de cursos ofertados em parceria com o Senai e Senac.
Para ajudar os alunos no processo de escolha, a Educação criou um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e também os dois outros itinerários formativos. Além disso, a Seduc-SP reuniu, no início deste mês, representantes dos grêmios estudantis de todo o estado, para que eles apoiem os colegas da 1ª série no processo de escolha.
A pesquisa organizada pela Educação foi respondida por estudantes e familiares no aplicativo Sala do Futuro — canal oficial de consulta aos boletins escolares, frequência, tarefas e agenda escolar. Do total de 239,6 mil respondentes, 58% eram alunos e 42%, responsáveis legais.
Além da opção pelo ensino técnico, entre as respostas sobre áreas de conhecimento e formação de preferência, os estudantes priorizaram, pela ordem: administração, itinerário formativo de Humanas, desenvolvimento de sistemas, vendas e enfermagem.
Entre as novidades para o próximo ano letivo, os estudantes de Exatas terão disciplinas de aprofundamento em biologia e química. Os alunos de Humanas, por sua vez, terão aulas de aprofundamento em geografia, filosofia e sociologia.
O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na SED.
No menu de escolhas, estão disponíveis, em primeira página, o itinerário com cursos técnicos por área e, abaixo, o de Exatas e Humanas. Nos cursos técnicos, para escolher enfermagem, por exemplo, o estudante deve clicar antes na área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, antes o aluno interessado deve clicar na área de Tecnologia.
Os estudantes que estão, em 2025, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no próximo ano letivo.

São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão
São Paulo Agência SP Verifica: o que é verdade e o que é mentira sobre o reajuste dos pedágios em SP
São Paulo Inscrições para a 2ª edição do Prêmio SP Carbono Zero terminam no dia 3 de julho
São Paulo Dia das Micro e Pequenas Empresas: Governo de SP fortalece negócios com acesso a crédito e qualificação
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
São Paulo Aos 50 anos, Rodovia dos Imigrantes avança com modernização e projeto de ampliação
São Paulo Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos
São Paulo Governo de SP recomenda dose zero contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses na capital e em Guarulhos Mín. 18° Máx. 29°
