
O público da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) tem um encontro marcado, nesta quinta-feira (02), com obras do compositor alemão Robert Schumann, do século 19. A apresentação acontece no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, às 20 horas, e receberá como pianista convidada, a mineira Simone Leitão.
Os ingressos, que custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), podem ser adquiridos antecipadamente nosite:AQUI. No repertório, duas obras do compositor Robert Schumann serão realizadas: Concerto para piano em lá menor e a Sinfonia nº 4, em ré menor.
Até 1840, Robert Schumann compôs quase que exclusivamente para o piano. Sua futura esposa, Clara Wieck, que depois do casamento se tornou Clara Schumann, é uma pianista famosa e reconhecida naquela época, que escreveu em seu diário, em 1839: “Meu maior desejo é que Robert componha para orquestra. Sua imaginação não pode ficar limitada ao piano. O escopo de suas composições é sempre orquestral”.
Mas foi só em 1841, um ano depois do casamento dela, que Clara Schumann conseguiu convencê-lo a tentar o gênero sinfônico. Data desse ano a “Sinfonia nº 1 em Si Bemol Maior”, conhecida como “Primavera”.Veio depois a “Fantasia para Piano e Orquestra”, composta para Clara Schumann, uma das maiores pianistas de seu tempo. Schumann resolveu depois acrescentar-lhe dois movimentos, criando assim o “Concerto para Piano e Orquestra”, o único que compôs.
Sobre a solista
Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras no Brasil, Américas, Europa e também China, Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras da atualidade. A artista é conhecida pela performance intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e personalidade, mas também vem ganhando notoriedade por divulgar a música clássica brasileira no exterior por meio do projeto Brasil Classical Series e por idealizar programas culturais e sociais que popularizam e democratizam a música erudita no Brasil, como a Academia Jovem Concertante e a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, ambos projetos desde 2012.
Serviço:
| Série Concertos Sinfônicos |
Dia:02/06 (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural Sesc Glória, Centro de Vitória
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada)
Compre on-line sem sair de casa:https://lets.events/e/concertos-sinfonicos-rap-sinfonico-2/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac / Juliana Nobre
(27) 3636-7111/ 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com/comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br
%fim-post%
São Paulo Antes de ultrapassar o patamar de R$ 15 bi, investimentos em saneamento ficaram uma década abaixo de R$ 7 bi em São Paulo
São Paulo Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
São Paulo Governo de SP cria campanha para proteger futuro de crianças e adolescentes
São Paulo Cidades de SP registram em um dia volume de chuva esperado para o mês todo; Defesa Civil alerta para continuidade do tempo instável
Governo Fundação João Pinheiro publica edital de concurso público para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
São Paulo Em fase final de construção, Travessia Subaquática Santos–Guarujá vai solucionar problema histórico de escassez hídrica na região
São Paulo Cidade de São Paulo avança de 86% para 94% no índice de tratamento de esgoto e se aproxima da universalização
São Paulo Empreendedor Artesão leva atendimento gratuito e integrado aos artesãos em Itatiba
São Paulo Aniversário do Museu da Imigração, Projeto Guri na e exposição no MIS Experience; veja destaques do Agenda Viva SP Mín. 18° Máx. 22°
