O Governo do Estado abriu, nesta segunda-feira (22), a Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
Durante o evento, foram anunciados novos programas e iniciativas voltados ao desenvolvimento das juventudes capixabas, com foco em formação, capacitação profissional e valorização social.
Entre as ações lançadas estão:
– Edital de Boas Práticas para as Juventudes (LABJUV): selecionará projetos da sociedade civil que promovam políticas públicas de impacto para jovens. Serão premiadas 10 iniciativas, com total de R$ 50 mil em recursos. Inscrições de 26 de setembro a 14 de novembro de 2025.
– Atlas das Juventudes (DATAJUVES): plataforma com dados e indicadores sobre a realidade dos jovens capixabas, disponível em versão física e online para subsidiar planejamento e avaliação de políticas públicas.
– Selo Social Empresa Parceira das Juventudes (SELOJUV): reconhecimento a empresas que promovam a inclusão de jovens de 15 a 29 anos no mercado de trabalho.
– Terceiro ciclo do Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas (EmpregaJUV): oferecerá 200 vagas em cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, estética, gastronomia e indústria, realizados nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs).
A Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens terá atividades como rodas de conversa, exposições artísticas, oficinas e simulação de assembleia da ONU sobre direitos humanos, com o tema deste ano: “Vidas Negras Importam: Construindo Futuros sem Violência”.
Mín. 19° Máx. 29°