
O Governo de São Paulo tem avançado com suas iniciativas em favor da pessoa idosa, reafirmando o compromisso com a promoção do envelhecimento ativo e saudável. Entre os principais instrumentos dessa política estão o Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP), responsável por articular e fortalecer ações em todo o território paulista, e o Programa São Paulo Amigo do Idoso (SPAI), que fomenta e amplia a rede de serviços voltados a esse público.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística) apontam que a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% em 2012 para 15,1% em 2022, atingindo 17,22% em 2024 – o equivalente a cerca de 8,1 milhões de paulistas. Mais de 1 milhão (17,47%) vivem sozinhas e, para 56,4%, a principal fonte de renda é a aposentadoria ou pensão. Além disso, o levantamento aponta que quase 2 milhões de idosos estão no Cadastro Único (CadÚnico), representando 14,6% dos cadastrados.
Diante desse cenário, o investimento do Estado voltado a essa população se torna ainda mais estratégico. A participação do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, nas políticas públicas voltadas a pessoas idosas tem sido consistente.
O cofinanciamento do Governo de São Paulo, por meio do FEAS, foi de R$ 61 milhões para ações destinadas a atender a população idosa entre 2023 e 2025, mais que o dobro em relação aos R$ 29,9 milhões repassados ao Estado pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).
“Tratar do envelhecimento populacional, dimensionando esse crescimento no estado de São Paulo, mostra-se como um grande desafio, uma vez que o número de pessoas idosas nos municípios paulistas corresponde ao total populacional de 18 estados brasileiros. Isso demonstra como se faz necessário tratar das responsabilidades compartilhadas entre as esferas de governo e a sociedade”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Andrezza Rosalém.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), o CEI-SP tem se consolidado como agente fundamental na efetivação da Política Estadual do Idoso. Entre as iniciativas recentes, destaca-se a disponibilização de cerca de R$ 30 milhões em editais de chamamento público, destinados a projetos sociais voltados a esse público, ampliando o alcance e a qualidade dos serviços oferecidos em diversos municípios.
O Conselho também apoiou a criação de 132 novos Fundos Municipais da Pessoa Idosa e estimulou a instalação de Conselhos Municipais em todo o território. Além disso, promoveu reuniões descentralizadas e orientou conferências municipais, culminando, em 2025, na XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que contou com representantes de 323 municípios.
Atualmente, a rede de atenção do Estado conta com 120 Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e 70 Centros Dia da Pessoa Idosa (CDI), financiados pelo SPAI e espalhados por todas as regiões. O programa ainda incentiva os municípios a fortalecerem suas ações por meio do Selo Paulista da Longevidade, que já certificou 300 cidades em diferentes modalidades.
Além disso, a cobertura estadual inclui os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e serviços específicos para o acompanhamento da população idosa, inclusive em domicílio.
“Com essas iniciativas, a SEDS tem atuado com compromisso, zelo e atenção às demandas das pessoas idosas paulistas, alinhada e comprometida com a qualidade de vida das múltiplas e diversificadas velhices”, conclui Andrezza Rosalém.
São Paulo Governo de São Paulo entrega viaturas, fuzis e inaugura companhia da PM na região metropolitana
São Paulo Gabaritos oficiais do Vestibulinho das Etecs estão disponíveis
São Paulo SP ultrapassa 15 mil estagiários em programa inédito de bolsas para alunos do ensino técnico do estado
São Paulo De pintor autônomo a barbeiro: Caminho da Capacitação abre nova carreira para morador de Eldorado
São Paulo Registro recebe Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final Mín. 18° Máx. 27°
