
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) encerrou o chamamento público do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), voltado ao fortalecimento da gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas. O resultado da classificação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3).
O processo registrou a participação de 588 cidades, número recorde que demonstra a demanda crescente por investimentos na área. Ao todo, serão destinados R$ 35 milhões em equipamentos como caminhões coletores compactadores, veículos para coleta seletiva e trituradores de galhos. O financiamento é não reembolsável, ou seja, não exige devolução dos recursos.
A seleção agora levará em conta critérios técnicos previamente definidos em edital, priorizando cidades que já integram programas estaduais de saneamento e gestão de resíduos, como o Integra Resíduos e o Universaliza SP, ou que contam com planos municipais de gestão atualizados e coleta seletiva formalizada. Também foram valorizados os municípios que possuem taxa ou tarifa instituída para financiar o serviço, reforçando a sustentabilidade da política pública.
Em situações de empate, serão considerados fatores complementares, como não ter recebido veículos ou equipamentos do Governo do Estado desde 2023, apresentar melhor Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos no último Inventário de Resíduos Sólidos Urbanos e possuir menor população, de acordo com dados do IBGE.
Este chamamento público representa um investimento estratégico para fortalecer a gestão de resíduos sólidos no Estado. Mais do que a entrega de equipamentos, a iniciativa reforça políticas públicas estruturadas, priorizando cidades que já participam de importantes programas e garantindo critérios claros e objetivos para seleção. Nosso objetivo é gerar resultados concretos na preservação ambiental, na eficiência dos serviços municipais e na melhoria da qualidade de vida da população”, explica Natália Resende, secretária da Semil.
O fundo tem como finalidade apoiar projetos voltados ao controle, preservação e melhoria das condições ambientais em São Paulo, contribuindo especialmente para o fortalecimento dos sistemas municipais de gestão de resíduos sólidos, em consonância com o Plano de Resíduos Sólidos do Estado.
Criado em 2002, é um mecanismo de financiamento vinculado à Semil para apoiar projetos de preservação e melhoria das condições ambientais nos municípios paulistas. Desde sua criação, já aprovou 2.626 projetos, destinando cerca de R$ 594 milhões a 638 cidades. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) atua como agente técnico na avaliação das propostas e secretaria executiva do fundo.
Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail semil.residuos@sp.gov.br.
São Paulo Governo de São Paulo entrega viaturas, fuzis e inaugura companhia da PM na região metropolitana
São Paulo Gabaritos oficiais do Vestibulinho das Etecs estão disponíveis
São Paulo SP ultrapassa 15 mil estagiários em programa inédito de bolsas para alunos do ensino técnico do estado
São Paulo De pintor autônomo a barbeiro: Caminho da Capacitação abre nova carreira para morador de Eldorado
São Paulo Registro recebe Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final Mín. 18° Máx. 27°
