
A Nexxera, especialista em soluções multibancos para automação de processos financeiros e mercantis, e a CERC, registradora homologada pelo Banco Central, iniciam uma parceria estratégica para facilitar a adoção das duplicatas escriturais no país, já confirmada publicamente por meio das páginas oficiais de ambas. A iniciativa combina a capacidade da Nexxera de conectar empresas à cadeia de valor e instituições financeiras com a infraestrutura tecnológica e experiência em duplicatas da CERC.
A duplicata escritural é a versão digital da duplicata cartular, um título tradicionalmente utilizado por empresas para antecipação de recebíveis. Diferente do modelo físico, o título escritural nasce em um ambiente digital regulado, oferecendo rastreabilidade, governança e segurança jurídica para todas as partes envolvidas. O cronograma regulatório prevê que a digitalização comece em novembro de 2025, com o início da obrigatoriedade entre junho e outubro de 2026 para empresas que faturam mais de R$ 300 milhões por ano.
Ambas as empresas afirmam que a parceria tem como objetivo apoiar empresas e instituições financeiras na adaptação ao novo modelo, promovendo maior integração entre os agentes da cadeia produtiva e antecipando benefícios como agilidade nos processos, segurança no uso dos recebíveis e acesso facilitado ao crédito. Os negócios que se adaptarem primeiro terão uma vantagem competitiva relevante com acesso aos melhores negócios e ativos do mercado.
Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera, destaca: "As duplicatas escriturais representam um avanço importante para o mercado e essa parceria contribui para que as empresas estejam prontas antes da obrigatoriedade, com ganhos reais em seus fluxos financeiros e na gestão da cadeia produtiva. A Nexxera traz 33 anos de experiência em soluções que incrementam resultados e, com a CERC, oferecemos caminhos viáveis para adoção sem necessidade de investimentos adicionais".
"A duplicata escritural é um novo capítulo na forma como o crédito é estruturado no Brasil. A CERC se preparou ao longo dos últimos anos para este momento, desenvolvendo tecnologia robusta e processos aderentes à regulação. A parceria com a Nexxera facilita a transição de muitos negócios para essa nova fase", afirma Fernando Fontes, CEO da CERC.
Negócios NLS Incorporadora completa 46 anos com novos empreendimentos
Negócios Mudanças no FGTS exigem inovação das "fintechs"
Negócios Operações de M&A crescem entre pequenas e médias empresas Mín. 19° Máx. 27°