O Governo do Espírito Santo publicou, nesta segunda-feira (06), o edital do concurso público para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Ao todo, serão 1.052 vagas com remuneração inicial de R$ 8.539,34. As inscrições estarão abertas de 16 de outubro a 16 de novembro, no site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pela organização do certame. A prova objetiva está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2026.
O anúncio foi feito nas redes sociais pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Também participaram o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.
De acordo com Casagrande, o concurso marca um avanço significativo na estrutura da segurança pública estadual. “Serão mais mil novos investigadores para fortalecer o trabalho da nossa Polícia Civil. É a maior recomposição de efetivo da história da Polícia Civil e de toda área da segurança. Vamos continuar investindo forte e trazendo resultados para a população capixaba”, afirmou o governador.
Ferraço destacou o impacto da iniciativa. “Essa é mais uma ação do nosso Governo que entra para a história. A maior recomposição de todos os tempos, numa única vez, nos quadros da Polícia Civil. Ampliando os efetivos das nossas forças de segurança, fortalecemos o programa Estado Presente e os resultados obtidos no combate à criminalidade. Estamos no caminho certo e não vamos descansar até tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, disse.
O cargo de Oficial Investigador de Polícia foi criado pela Lei Complementar nº 1.093, sancionada em novembro de 2024. A função unifica as antigas carreiras de Investigador, Escrivão e Agente de Polícia, modernizando a estrutura investigativa da PCES. O concurso inclui etapas de prova objetiva, testes físicos e psicológicos, investigação social e curso de formação profissional.
Os interessados podem acompanhar as atualizações pelo site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo (www.pc.es.gov.br) e nas próximas edições do Diário Oficial do Estado.
Mín. 19° Máx. 36°