O Espírito Santo registra sete casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo informações atualizadas pela Secretaria da Saúde (Sesa). As notificações ocorreram nos municípios de Guaçuí, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Apesar das notificações, a Sesa reforça que não há nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Estado. Dos sete casos notificados, quatro já foram descartados e três seguem em monitoramento — dois em Viana e um em Vitória.
Esses três casos foram registrados na madrugada desta segunda-feira (6). De acordo com a secretaria, a notificação é feita assim que o paciente dá entrada em um serviço de saúde, público ou privado, com sintomas compatíveis com intoxicação. Mesmo quando os exames laboratoriais resultam negativos, o protocolo do Ministério da Saúde determina que o paciente permaneça em observação por 24 horas.
A Sesa alerta a população para que fique atenta a sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada e dificuldade para respirar após o consumo de bebidas alcoólicas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar um Pronto-Atendimento (PA) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
Para orientações adicionais, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES) oferece atendimento gratuito e 24 horas por dia pelo telefone 0800 283 9904.
Mín. 19° Máx. 36°