
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) recebeu reconhecimento da Controladoria Geral do Estado (CGE), em conjunto com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), por suas políticas de integridade, consideradas referência em governança e transparência na administração pública.
Segundo a CGE e a OGE, as medidas adotadas desde 2023 proporcionaram maior agilidade no atendimento ao cidadão, clareza nas informações e uma estrutura normativa alinhada à Lei de Acesso à Informação, à Lei Complementar Estadual nº 1.419/2024 e aos princípios do Acordo de Escazú, tratado regional da América Latina e do Caribe que promove o acesso à informação, participação pública e justiça em questões ambientais, além de proteger os defensores ambientais.
Dados da Ouvidoria Geral do Estado indicam que a pasta apresenta altos índices de satisfação no atendimento a pedidos de informação e baixo volume de recursos administrativos contra negativas. As instituições ambientais, caracterizadas pela Semil e suas vinculadas, registraram média de 9 de 10 em satisfação, considerada muito alta pela OGE.
A Pasta também ampliou o acesso digital a serviços ambientais, com dezenas de procedimentos disponíveis no Portal de Serviços do Governo de São Paulo, em áreas como licenciamento ambiental, fiscalização e educação ambiental.
Para a secretária Natália Resende, o reconhecimento da CGE demonstra que a pasta caminha na direção certa. “Não se trata apenas de cumprir normas ou relatórios, mas de consolidar uma cultura de responsabilidade pública, ética e confiança junto à sociedade. Implementamos políticas de integridade que aumentaram a transparência da pasta e aproximaram a população das decisões que impactam diretamente o seu dia a dia”, afirmou.
Entre os destaques da gestão está o Plano de Logística e Investimentos do Estado de São Paulo (PLI-SP 2050) , em elaboração desde 2023, que organiza os investimentos em infraestrutura logística e de transportes até 2050. O plano é construído de forma participativa, com envolvimento da sociedade civil, setor produtivo, especialistas e gestores públicos.
Outro projeto relevante é o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC) , lançado em 2025, com eixos centrais na justiça climática e infraestrutura resiliente. O plano reconhece que os impactos das mudanças climáticas afetam de forma desproporcional populações mais vulneráveis e propõe estratégias de mitigação e adaptação com ampla participação social. Além disso, a pasta disponibiliza o Painel Verde SP, com dados abertos sobre a restauração florestal no estado.
A Semil também se destaca em educação ambiental e fiscalização integrada. Um exemplo é o Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Tietê (GFI-Tietê), criado em março de 2025 no âmbito do Programa IntegraTietê . A iniciativa reúne órgãos públicos, comitês de bacias hidrográficas e o Ministério Público para combater a poluição, fiscalizar esgotos irregulares e proteger fauna e flora aquáticas. A próxima fase prevê ações de educação ambiental em escolas e comunidades, fortalecendo a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos.
Outras ações da pasta incluem programas de capacitação, audiências públicas e campanhas de sensibilização, reforçando o compromisso da Semil com a gestão ética dos recursos públicos.
São Paulo De pintor autônomo a barbeiro: Caminho da Capacitação abre nova carreira para morador de Eldorado
São Paulo Registro recebe Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos
São Paulo Dia Nacional do Diabetes: com aumento de 97% nos atendimentos, SP reforça importância do diagnóstico precoce da doença Mín. 18° Máx. 27°
